segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Meu rock, meu estilo – Grunge!

Dando continuidade ao mês em que o Da Morte ao Mito irá descrever variados estilos de rock e heavy metal, o tema desta semana é o Grunge.  

Conhecido como o fenômeno musical dos anos de 1990, o movimento grunge, como foi denominado a mistura dos ritmos hardcore, heavy metal e rock alternativo, foi um marco para as bandas que nasciam nas cidades do noroeste dos Estados Unidos, como Seattle, Olympia, e Portland. Além do ritmo “barulhento”, o tema das músicas estava relacionado com letras cheias de angústia e sarcasmo, reforçando assuntos como a alienação social, apatia, confinamento e desejo pela liberdade. Para conquistar os fãs, os músicos grunges mostravam um desencantamento geral com o estado da sociedade, assim como um desconforto ao serem prejudicados socialmente. Para fazer parte do movimento grunge, os jovens tinham que se identificar com alguns atributos dos músicos percussores do estilo, como ironia, sarcasmo, auto-humor, crítica social, revolta, desespero, sentimento de inferioridade e referências ao uso de drogas.


As bandas grunge tinham feito incursões ao mainstream musical no final da década de 1980. O Soundgarden foi a primeira banda grunge a assinar com uma grande gravadora, quando integrou a lista da A&M Records em 1989. O Soundgarden, juntamente com outras grandes contratações de gravadoras (Alice in Chains e Screaming Trees) se apresentaram com seus lançamentos inicais com grandes gravadoras, de acordo com Jack Endino. O Nirvana, originalmente de Aberdeen, Washington, também foi cortejado por grandes gravadoras, assinando finalmente com a Geffen Records em 1990.

Em setembro de 1991, a banda lançou sua estreia na gravadora, Nevermind. O álbum estava na melhor esperança de ser um sucesso menor em par com o álbum Goo, do Sonic Youth, que a Geffen tinha lançado um ano antes. Foi o lançamento do primeiro single do álbum, "Smells Like Teen Spirit", que "marcou a abertura de um fenômeno da música grunge". Devido a constante transmissão do videoclipe da canção na MTV, o Nevermind vendia cerca de 400,000 mil cópias por semana até o Natal de 1991. Em janeiro de 1992, o Nevermind substituiu o álbum Dangerous do astro pop Michael Jackson no 1º lugar na Billboard 200.


O Nirvana (1986-1994) foi uma das bandas responsáveis pela divulgação comercial do grunge mundialmente. Liderada pelo depressivo e agressivo Kurt Cobain (1967-1994), a banda conseguiu emplacar a marca do movimento da Geração X - como também é denominado o nascimento do grunge, incentivando o nascimento de outros grupos do estilo. Com o lançamento do álbum Nervermind (1991), rapidamente jovens de todos os países já sabiam cantar de cor hits do Nirvana, como “Smells Like Teen Spirit”, “Come as you are”, “Polly”, dentre outros.

Uma série de fatores contribuíram para o declínio do grunge, embora muita gente ainda aposte na vitalidade do estilo nos dias de hoje. Durante a segunda metade da década de 1990, o grunge foi suplantado pelo pós-grunge, que permaneceu viável comercialmente no início do século XXI. As bandas de pós-grunge como Candlebox e Bush, surgiram logo após a descoberta do grunge. Esses artistas não tinham as raízes underground do grunge e foram fortemente influenciados pelo o que o grunge tinha se tornado, ou seja, "uma forma popular de introspectiva, rock sério de mentalidade difícil." O pós-grunge era um gênero comercialmente mais viável por suavizar as guitarras distorcidas do grunge com uma produção mais polida, preparada para o rádio.

Atualmente, algumas bandas grunge que continuam a gravar e fazer turnês com o sucesso mais limitado foi incluindo, mais significativamente, o Pearl Jam. Apesar do desaparecimento do Nirvana, a banda continuou a ser bem sucedida postumamente. Devido às altas vendas do Journals do Kurt Cobain e da compilação da banda, Nirvana, sobre seus lançamentos em 2002, o The New York Times argumentou que o Nirvana "está tendo mais sucesso agora do que em qualquer momento desde o suicídio do Sr. Cobain em 1994." O Mudhoney segue lançando álbuns com uma relativa frequência, mas com muito menos sucesso do que durante a era dourada do grunge.O Alice in Chains se reuniu novamente em 2005 e em 2009 terminaram a gravação de seu primeiro álbum de estúdio em quatorze anos com o novo vocalista, William DuVall. O álbum, intitulado Black Gives Way to Blue, foi lançado em setembro de 2009 pela Virgin/EMI. O Stone Temple Pilots e o Soundgarden se reuniram em 2008 e 2010, respectivamente.

Veja também: Meu Rock, meu estilo - Punk!

A série de reportagens Meu rock, meu estilo continua na semana que vem, com o estilo: heavy metal.

Não perca: na próxima quarta-feira, indicação de um filme que é a cara do grunge de Seattle. 

7 comentários:

  1. ...liderada pelo depressivo e agressivo Kurt Cobain... só um poser pra falar assim do kurt... se não sabe da história não fale....

    ResponderExcluir
  2. O cara ta mais que certo, que bosta de qualidade tu da pra defender o Kurt? ele era depressivo e agressivo sim, até por que essas são características do estilo Grunge! Não é criticando o estilo, muito pelo contrário, até por que amo Grunge, mas tanto o Nirvana quanto o Pearl Jam e o Alice in Chains (que é minha banda predileta) demonstravam depressão e agressividade em suas letras.

    ResponderExcluir
  3. O kurt nao era necessariamente agressivo e depressivo era revoltado,como o punk ele compunha criticas e protestos

    ResponderExcluir
  4. Kurt ainda é o cara. Não importa se ele foi depressivo ou agressivo, ele tinha os motivos dele... E com certeza ninguém merece ser julgado, principalmente depois de já ter morrido.

    ResponderExcluir
  5. Hey gente ! O próprio Kurt disse : 'As maiores loucuras são as mais sensatas alegrias, pois tudo que fizermos hoje ficará na memória daqueles que um dia sonharão em ser como nós: LOUCOS, porém, FELIZES...' Tudo isso aí é que fez kurt se tornar imortal na nossa memória , e todo fã que não é poser sabe que ele não era perfeito e tinha muitos defeitos , mas ele foi o que foi e chegou lá , embora seu sonho era apenas ficar atrás do palco tocando sua guitarra .Enfim o que importa é que ele e o NIRVANA fizeram história e vão ficar SEMPRE NA HISTÓRIA .
    PAZ , AMOR E EMPATIA ! o/

    ResponderExcluir
  6. Poooorra cara, tem uns fãs do Nirvana q são um pé no saco.

    ResponderExcluir
  7. eu acho que o nirvana não seria o que foi sem os outros integrantes também, o cris era muito bom no baixo e david grohl era e é um musico muito foda ate hj no foo fighters,
    era grunge era mesmo por hj em dia a mídia nem sabe o rock essa banda de 2000, ate hj 2012 eh só bosta.

    ResponderExcluir

Comente esse post