quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Da Morte ao Mito recomenda: Singles (Vida de Solteiro)

Já que o assunto da semana é o Grunge, a indicação de filme da vez, é claro, é sobre esse estilo nascido na década de 1990.

Quem aprecia o movimento de Seattle que revelou várias bandas como Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains, Soundgarden e outras, com certeza já deve ter assistido ao filme "Singles" (ou Vida de Solteiro). Escrito e dirigido por Cameron Crowe, ele foi lançado em 1992, e contou com a participação de estrelas como Bridget Fonda, Campbell Scott, Kyra Sedgwick, e Matt Dillon.

O enredo é uma comédia romântica simples, mas é claro que o cenário e o contexto em que o filme acontece são os grandes atrativos. A história é focada no curso dos romances de dois casais, assim como as vidas amorosas de seus amigos. A temátiva reveladora são as vidas de um grupo de jovens, a maioria com seus 20 anos. Os eventos do filme foram situados tendo como cortina de fundo Seattle e o movimento grunge na cidade durante o começo dos anos 90.

A trilha sonora de Singles foi lançada em 30 de junho de 1992 pela Epic Records e alcançou o topo das paradas três meses antes do lançamento do filme. A trilha sonora incluia músicas das principais bandas da cena musical de Seattle na época, como Pearl Jam, Alice in Chains, e Soundgarden. O Pearl Jam lançou duas canções na trilha sonora, "Breath" e "State of Love and Trust", e a canção do Soundgarden, "Birth Ritual", bem como a do cantor da banda, Chris Cornell, "Seasons", também aparecem. Paul Westerberg do The Replacements contribuiu com duas músicas e compôs o tema do filme. O Smashing Pumpkins também contribuiu com a canção "Drown".

Nirvana, que ganharam grande sucesso um ano antes com o multiplatinado Nevermind, foi a única grande banda grunge da época a não aparecer na trilha sonora. Durante a produção, o Nirvana não eram ainda celebridades nacionais, mas quando a trilha sonora do filme foi lançada, a canção "Smells Like Teen Spirit" da banda teve que ser cortada porque custava muito para comprar os direitos.

Na época, o filme foi um grande sucesso. Hoje, ele serve de boa referência para os amantes da Geração X. Para quem é fâ do estilo, vale a pena conferir!

Leia também: Meu rock, meu estilo - Grunge!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esse post