domingo, 20 de fevereiro de 2011

Meu rock, meu estilo: Hard Rock

O tema desta semana é passível de agradar a gregos e troianos. Muitas pessoas escolhem algum estilo do rock para seguir, mas com certeza tem (ou tiveram) algum “pezinho” no Hard Rock. Nascido nos anos 1960, esse subgênero do rock caracteriza-se por ser consideravelmente mais pesado do que a música rock convencional, e marcada pelo uso de distorção, uma seção rítmica proeminente, arranjos simples e um som potente, com riffs de guitarra pesada e solos complexos.
A formação típica de uma banda de Hard Rock era constituída por bateria, baixo, guitarra, e algumas vezes, um piano ou teclado, além de um vocalista que muitas vezes se utilizava de vocais agudos e roucos. O Hard Rock foi muito influenciado pelo blues. Ao contrário do rock and roll tradicional, que tinha elementos do blues "antigo", o hard rock incorpora elementos do "blues britânico", um estilo de blues tocado com instrumentos mais modernos.

O hard rock ganhou o mundo com bandas britânicas do fim da década de 1960, como o Led Zeppelin, que misturava a música das primeiras bandas de rock do país com uma forma mais intensa de blues rock e acid rock. O Deep Purple ajudou a inovar no gênero. Led Zeppelin (1969), o primeiro álbum da banda homônima, e Live at Leeds (1970), do The Who, são exemplos da música deste início do hard rock. As origens do blues estão claras nestes álbuns, e algumas canções de artistas conhecidos do blues foram adaptadas ou mesmo interpretadas neles.

Durante a década de 1970 o hard rock se ramificou numa série de subgêneros; em 1972 o pioneiro do rock macabro, Alice Cooper, colocou o hard rock nas paradas de sucesso, com seu álbum School's Out, que ficou entre os dez mais vendidos daquele ano. No ano seguinte, Aerosmith, Queen e Montrose lançaram seus álbuns de estreia, demonstrando as diversas direções para qual o hard rock estava se deslocando. Em 1974 o Bad Company lançou seu álbum de estreia, e o Queen lançou seu terceiro disco, Sheer Heart Attack, com a faixa "Stone Cold Crazy" - que influenciou diversos artistas do thrash metal posterior, como Metallica e Megadeth.

O Queen utilizou-se de vocais e guitarras superpostas, misturando o hard rock com o glam rock, rock progressivo e até mesmo com a ópera. O Kiss lançou seus primeiros três álbuns, Kiss, Hotter Than Hell e Dressed to Kill, em pouco mais de um ano, conseguindo um tremendo sucesso comercial com seu álbum duplo ao vivo, Alive!, em 1975,o Grupo Australiano AC/DC lança seu primeiro albúm internacional o High Voltage. O trio canadense Rush lançou três álbuns distintivamente hard rock em 1974 e 75, Rush, Fly by Night, e Caress of Steel, antes de mudar definitivamente rumo a um som mais progressivo.

Já na décadas de 1990, o Hard Rock foi dominado a princípio pelo Guns N' Roses, Metallica e Van Halen. Os lançamentos de "Metallica" (Black Album"), Use Your Illusion I e Use Your Illusion II (Guns N' Roses) e For Unlawful Carnal Knowledge (Van Halen), em 1991, todos vencedores de discos de platina, mostraram esta popularidade. Estas bandas entraram em declínio, no entanto, à medida que sua música e suas atitudes tornaram-se mais e mais decadentes, e se perderam em seus próprios excessos. No mesmo ano uma nova forma de hard rock evoluiu para um estilo novo, que chegou ao mainstream.

Qual a representação do hard rock hoje?
Algumas das bandas de hard rock das décadas de 70 e 80 conseguiram administrar carreiras altamente bem-sucedidas por todas as décadas seguintes, muitas vezes tendo de se reinventar constantemente, e explorar estilos musicais diferentes; entre elas estão Aerosmith, Deep Purple e Bon Jovi.
O Aerosmith lançou dois álbuns que chegaram na 1ª posição, um que chegou à 2ª e um qu chegou na 5ª, além de oito singles no Top 40 (incluindo um no primeiro lugar) desde o lançamento de 1989, Pump. O Deep Purple, reforçado pela adição de um virtuoso da guitarra, Steve Morse, no meio da década de 90, continuou a lançar álbuns de estúdio ocasionais, e saiu em turnês bem-sucedidas. O Bon Jovi lançou cinco álbuns que conseguiram pelo menos o disco de platina, teve um álbum que chegou nas primeiras posições em 2007, e emplacou oito singles no Top 40 desde New Jersey, de 1988.

Hoje, o estilo que dá nome a um dos bares mais famosos do mundo (Hard Rock Café), continua a fazer sucesso através de suas bandas percussoras e ainda conquista adeptos de várias gerações.

Na quarta-feira, o Da Morte ao Mito vai trazer uma indicação bacana sobre esse estilo. Não perca!

Veja também: Meu rock, meu estilo - Heavy Metal

4 comentários:

  1. Primeiro,parabéns pelo post,Ficou muito bom.
    Os dados históricos,sobre o estilo, datas,opinião,tudo.
    As bandas que mais amo tem os pés no Hard Rock Led Zeppelin,Guns,Kiss,AC/DC,Aerosmith.
    Conseqüentemente é o estilo que mais ouço.Sou aberta as tendências dentro do MUNDO ROCK.

    Rock é bom d+ e pra mim,quase tudo é bem-vindo.rsrs

    E mais uma vez:Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Ficou ótimo.
    Muito interessante.
    Mas a respeito do Van Halen,
    o tempo de maior destaque deles
    foi em meados de 1975 até 1984.
    Cá pra nós,na década de 90 o Van Halen tava ruim e quase falido.
    Tanto que na mesma década a banda se dissolveu completamente.

    ResponderExcluir
  3. quem é esse da foto q está tocando guitarra?

    ResponderExcluir

Comente esse post