Yeah! Chegou o grande o dia para os leitores fãs do estilo pesado, que há anos faz a cabeça de muita gente. O ritmo que marcou o fim dos anos de 1960 para o início de 1970 tomou conta do Brasil e de todo o mundo com uma surpreendente velocidade.
O metal, como é chamado pelos headbangers, foi originado através das guitarras do Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple que atraíam grandes audiências. Em meados da década de 1970, o Judas Priest ajudou a impulsionar a evolução do gênero suprimindo muito da influência do blues presente na primeira geração do metal britânico. Oo Motörhead introduziu agressividade e fúria nos vocais, influência do punk rock, e uma crescente ênfase na velocidade. Bandas do "New Wave of British Heavy Metal" como Iron Maiden seguiram a mesma linha. Antes do final da década, o heavy metal tinha atraído uma sequência de fãs no mundo inteiro conhecido como "metalheads" ou "headbangers" e também como "metaleiros", embora dentro do universo ou subcultura do heavy metal o termo seja considerado bastante pejorativo e repudiado pela maioria dos apreciadores do gênero.
O heavy metal se caracteriza tradicionalmente por guitarras altas e distorcidas, ritmos enfáticos, um som de baixo-e-bateria denso e vocais vigorosos. Os subgêneros do metal tradicionalmente enfatizam, alteram ou omitem um ou mais destes atributos. Para alguns especialistas em música, o heavy metal é a principal subespécie do hard rock - o tipo com menos síncope, menos blues, com mais ênfase no espetáculo e mais força bruta." A típica formação de uma banda desse estilo inclui um baterista, um baixista, um guitarrista base, um guitarrista solo e um cantor, que pode ou não também tocar algum dos instrumentos. Teclados são por vezes usados para enriquecer o corpo do som. As primeiras bandas de heavy metal costumavam usar um órgão Hammond, enquanto sintetizadores se tornaram mais comuns posteriormente.
O ritmo nas canções de metal é enfático, com acentuações intencionais. A ampla gama de efeitos sonoros disponíveis para os bateristas do metal permite que os padrões rítmicos utilizados assumam grande complexidade e mantenham a sua insistência e potência elementares.
O heavy metal não é apenas um estilo musical. Através de bandas percussoras do som, a indumentária (tipicamente preta com acessórios prateados e pontiagudos) também virou padrão para os adeptos. Os cabelos grandes do rock também tem fortes influencias do metal. Isso sem contar os subgêneros, que deram origem à várias tribos urbanas e porque não, uma nova cultura entre os membros dos grupos unidos pelo metal.
E para você, qual banda é a cara do heavy metal?
Na próxima quarta-feira (16/02), o Da Morte ao Mito vai dar uma indicação de um documentário muito bacana sobre o heavy metal. Fiquem ligados!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esse post