domingo, 17 de julho de 2011

O rock já é um mito?

"Grunge is dead", 'Punk is dead", "O metal já não é mais o mesmo", "Não se fazem bandas como antigamente"... Quem nunca ouviu/viu uma dessas frases, que atire a primeira pedra. Muitas vezes elas são ditas pelas próprios músicos ou até mesmo pela nova geração apreciadora do bom som. Será que é pessimismo pensar nisso ou é a realidade?

Uma coisa é fato. Antigamente era muito mais fácil agregar seguidores de diferentes estilos, embora não houvesse tantos meios de comunicação. Em contrapartida, os festivais independentes eram muito mais valorizados, e por isso, dali saiam grandes talentos que deram origem a importantes bandas.

Há um paradoxo nessa questão. Quanto mais meios de divulgação, mais bandas surgem e menos pessoas as valorizam, pois não há mais um único foco de atenção. Com menos divulgação, as pessoas iam em shows, compravam álbuns, valorizavam gravadoras, colecionavam materiais de suas bandas favoritas em revistas físicas, livros etc.

Obviamente não dá para dizer que a modernização do acesso à informação foi algo negativo, nem dá pra culpar o público pela queda de qualidade de bandas atuais, mas esse é apenas um dos inúmeros fatores que justificam as frases que abrem esse texto.

Outro ponto que eu prezo e valorizo como justificativa para o famoso "o rock já morreu" é dizer que, as pessoas tendem a gostar do que já acabou, do que não existe mais, e a partir de então, imortalizar os mortos para manter a aura do "pra sempre eterno". De certa maneira, arrisco a dizer que essa também é uma conversa de marketing que funciona muito bem para bandas antigas.

Dá pra comparar bandas antigas com as atuais?
Não. Cada cenário é um, cada época é uma oportunidade e cada ano a indústria cultural do consumo "lança" o que vende mais. Nos anos 1990, Nirvana não era rock para quem é da década de 1980. Em 2000, o rock também foi enterrado pelos mais "antigos".

A verdade é que as pessoas sempre irão valorizar o que elas já passaram, e tendem sempre a criticar o novo, como incomparável ou muito inferior.

Será que não é melhor apoiar novas bandas e acabar com esse papo de que o rock morreu?

Como o rock não vai morrer se não há apoio para o que é novo?

Será que é melhor achar que o rock de fato morreu e viver intensamente a máxima de que tudo que é bom sempre acaba?


Revejam seus conceitos.

6 comentários:

  1. o Rock/Metal/Punk não morreu, o que morreu foi a capacidade das pessoas em fazer musica de qualidade, por que a midia, o comércio, a fábrica de pseudo-novos-talentos acabou com isso.

    ResponderExcluir
  2. Sim, o Rock morreu e tem até data da morte: 24 de setembro de 1991. O velório ocorreu tardiamente dia 8 de abril de 1994. Depois disso, mais nada relevante surgiu no estilo. NADA.

    ResponderExcluir
  3. Bem, comecei a gostar de música no final da década de 80, início dos anos 90. Vi muito modismo, vi atitude virar conformismo e verdades absolutas tombarem de maneiras espetaculares. Mas vi poucas porcarias, normalmente influenciadas por executivos norte-americanos como o grunge e onew metal. Mas estilos normalmente só saem de foco, mas continuam existindo. Hoje em dia sempre procuro por algo novo, claro que conforme seu conhecimento musical se expande, muitas vezes você acaba por preferir quem criou e não as cópias. Por exemplo, eu não consigo ouvir bandas que copiam Celtic Frost. Mas enfim, continando sempre procuro locais ermos de onde o Heavy Metal normalmente não se tem notícias: Leste Europeu, Oceania, Oriente Médio e por ai vai. E tenho achado coisa boas. É claro que a realidade é uma, de 2010 até 2019, grande parte dos nossos ícones abadonarão as limitações da carne, nossas bandas favoritas acabarão e o CD se tornará um item caro. Mas este conto de fadas (rock está morto, punk está morto etc.), música nunca acabará, ela se renova e é cíclica. Quem diz que dentro de alguns anos todos estes estilos não estarão de volta?

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto!

    *-*

    O jeito mesmo é sair do twitter e cair no rock!!

    "Saia e vá ver todas as bandas que puder. Esse é o único jeito de fazer alguém se interessar em abrir um salão para essas bandas tocarem. Pode parecer que estou exagerando, mas quero sair e ouvir todo o som que eu gosto todas as noite. EU quero escolher os shows que quero ver. Precisamos de algo acontecendo diariamente. Se não for assim, então é melhor esquecer tudo agora" (Mark P.)

    ResponderExcluir
  5. Gostei do otimismo de vocês! =)
    Precisamos disso para renovar o rock.

    ResponderExcluir

Comente esse post