quinta-feira, 14 de julho de 2011

Da Morte ao Mito comenta o melhor clipe da história

Essa semana publicamos a lista dos 100 melhores videoclipes da história, segundo a revista inglesa New Musical Expressa. Não por um acaso, o número 1 da lista foi a versão de Johnny Cash para a música composta por Tent Reznor (vocalista da banda Nine Inch Nails.




Quem traz curiosidades e comenta o melhor videoclipe da história é Rafael Oliveira, colaborador efetivo nos bastidores do Da Morte ao Mito:

Ao receber a notícia da regravação de Cash, Reznor mostrou-se lisonjeado, porém afirmou que a idéia poderia não ser muito boa. Mas logo após assistir o video-clipe, Reznor afirmou que a partir daquele momento, a música já não pertencia a ele, mas sim, a Johnny Cash.

O clipe de “Hurt” conquistou um grande destaque na mídia, inclusive recebendo os prêmios de melhor vídeo-clipe no Grammy e no Country Music Awards, ambos em 2003. Também foi marcado não só por ser o último trabalho de Cash, mas também pela forte identificação da letra com a vida do cantor, que passou grande parte de sua carreira com problemas de dependência química. Conforme dito por Johnny Cash numa entrevista: “Essa é a música anti-drogas mais bela que alguém já criou”. Cristão convicto, Johnny alterou o verso original “crown of shit” para “crown of thorns” (coroa de espinhos), fazendo uma analogia a Jesus. O vídeo, dirigido por Mark Romanek, mostra Johhny Cash, bem debilitado fisicamente, e sua esposa June Carter Cash na casa onde o casal viveu por aproximadamente 30 anos. Cash se apresenta de forma bem profunda e triste, e conforme afirmado pelo próprio cantor, era como se a canção fosse feita para ele. A sua única exigência foi de inserir imagens pessoais e de sua carreira, conforme são demonstradas no vídeo, praticamente resumindo o que foi a sua vida.

Meses depois da filmagem do vídeo, June Carter faleceu em 15 de maio de 2003, aos 73 anos, por decorrência de complicações de uma cirurgia no coração. E menos de quatro meses depois, Cash faleceu, aos 71 anos, em decorrência de diabetes.

A casa do casal, que serviu como locação para a filmagem, foi completamente destruída por um incêndio no dia 10 de Abril de 2007 por problemas durante uma reforma, aumentando ainda mais o misticismo do clipe.

Um comentário:

  1. É fato que muitas pessoas ainda acham que essa musica foi composta por Cash, e realmente é uma puta de uma identificação com a vida dele, me identifico com essa musica, não pela parte das drogas mas pela melodia que o Johnny aplicou a ela.

    ResponderExcluir

Comente esse post