quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O rock na web: o laço mutualista volta a unir as duas “espécies”

Jornais do mundo inteiro veicularam nos últimos dias, a manchete da união Arcade Fire e Google Street. Em uma sacada que tem tudo pra dar certo, o clipe de “We used to wait” single do novo álbum da banda, “The suburbs”, traz uma ação interativa e bastante curiosa para os fãs da boa música.

O diretor Chris Milk usou os recursos do Google Maps e Google Street para fornecer uma versão personalizada ao usuário, que precisa digitar um endereço de sua escolha para assistir ao trabalho. Imagens de cenas gravadas são combinadas com imagens das ferramentas de mapa do Google. Várias janelas mostram um homem correndo e, a sensação, é de ele estar no local que foi sugerido. O clipe ainda tem uma ferramenta de interação por meio de desenho.

Essa não é a primeira vez que a banda canadense cria vídeos online interativos para divulgar suas novas músicas de trabalho. Em "Neon bible", CD de 2007, o grupo lançou clipes para "Black mirror" e "Neon bible" em que o internauta, via mouse, interferia e criava a ação do vídeo e até do volume da canção.

A combinação do rock com os recursos de tecnologia na web é uma combinação que sempre deu certo - a começar da premissa que a rede ainda é a melhor forma de divulgação de novas bandas. Quantas são as rádios web e os artistas que atualmente contam com a divulgação da internet para veiculação de suas músicas e compartilhamento de textos e comentários entre os usuários?

A popularidade hoje parte principalmente da web. As redes sociais de música são outro exemplo de que a combinação entre as duas espécies agrada a um mesmo público. Os games também não fogem desse perfil. O Guitar Hero tornou-se sensação entre os jovens de todo o mundo. Com o aparato das tecnologias modernas, até as práticas que antigamente as pessoas tinham que nascer com “dom” pra realizar, tornam-se acessíveis para qualquer um. Tocar guitarra era uma graça dos músicos dotados de muita experiência e de atitude rock n’ roll, e hoje é compartilhada por vários anônimos – o que também é bom para as bandas, que ampliam a divulgação de seu repertório a partir do envolvimento prazeroso dos fãs.

Pelas discussões que vemos por aí, nem será preciso ter um retorno do novo video do Arcade Fire, para perceber que esse será o primeiro de muitos e não só desta banda. Com o crescimento acelerado da internet, os músicos tornam-se reféns desse meio que apesar de substituir os cds, ainda é a principal fonte de divulgação de qualquer mercado.

Para assistir ao clipe interativo de "We used to wait" é preciso ter o navegador Google Chrome instalado no computador.

Veja: http://thewildernessdowntown.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esse post