terça-feira, 28 de setembro de 2010

Debates e polêmicas preveem o futuro do rock

Um grande reboliço e revolta por parte dos fãs e de antigos músicos tem rondado a incerteza de qual será o caminho do rock daqui a uns anos. No Brasil, principalmente. As últimas semanas deram o que falar com a premiação dos “melhores músicos”, segundo a audiência de canais de música como MTV e Multishow. O público votou e os ‘mais antigos’ se rebelaram ao ver que o que faz a cabeça da garotada atualmente são bandas que muito mais interpretam papéis do que fazem um barulho cru, como nas últimas décadas.

Como abordei no último texto, talvez os Mamonas Assassinas tenham sido o grande e último ícone do rock brasileiro. Não me posiciono contra as bandas de hoje em dia, porque devem ter algum potencial para conquistar tantos adolescentes - também não conheço para julgar. De qualquer forma, há de se reconhecer que há muito tempo não vemos boas bandas nascerem em terras brasilianas.

Mas por que será? O brasileiro não sabe mais fazer música? Não. Claro que não. Como eu também já reiterei, acompanho o movimento de bandas independentes e tenho ouvido muito som bacana por aí. Porém, na minha opinião, há uma série de fatores que influenciam. Na sociedade globalizada, a aparência conta muito. Na era da convergência de mídias, quem faz o som parecido com a novelinha da TV tem grande chance de sobressair. Ao mesmo tempo, quanto mais mobilizar na internet, mais notoriedade. A inclusão digital também é grande possibilitadora para emergência desse campo.

Em contrapartida não há como negar que os novos sons que tem estourado não tem agradado a todos. Só o fato de uma premiação causar tamanho alarde, prova que os gostos estão muito bem delimitados e que muitos brasileiros já desiludiram de esperar coisas (boas) novas. O principal argumento para isso é que os pubs e casas de show espalhados pelo Brasil trazem em sua maioria, covers de bandas antigas como atração principal. “É o que vende”, defende muitos proprietários. Mas vale lembrar que o consumidor compra aquilo que é melhor.

Vale ressaltar também, que a crise musical não está só aqui. Quantos são os gringos que estão vindo à América do Sul para fazer shows até então históricos no Brasil? Isso é uma prova do que o antigo vende e é o que as pessoas querem ouvir. O que dá a entender é que há uma carência do público e das próprias bandas em ver antigos hits lotarem suas apresentações. Até essas bandas se perdem na hora de gravar novos álbuns. Já não se sabe mais o que irá vender e agradar a massa.

Ainda há uma polêmica em torno disso: será que hoje em dia os músicos tem criado bandas apenas para vender? Será que a qualidade musical tem ficado pra trás? O que é qualidade no rock atualmente?

É um longo debate. E é polêmico. O que eu acho? Sinceramente, tenho saudade dos antigos sons e acredito que muitos ainda mereçam estourar e abocanhar bons prêmios por aí...

5 comentários:

  1. isso e verdade, antes de ler sobre essa materia pensei varias vezes o que seria do rock daqui há alguns anos?, ultimamente a musica ta cada vez mais "mediocre" grande parte das novas banda que surgem investem mais no visual do que no próprio som, ta ai o resultados essas bandas que tocam na radio so "lixo" sem conteudo sem instrumental e sem o principal sem musica,a arte acabou!!... e o que prevaleceu foi o espirito "pobre" sem conteudo, se quer ouvir musica boa? esqueça radio, televisão e esqueça a midia...pegue os discos velhos do seu pai e vai atras daquela velha vitrola que está no quartinho dos fundos....

    ResponderExcluir
  2. parem de ver TV e ouvir rádio...

    o público idiota sempre vai querer idiotice. identificação.

    ouvir som velho é limitação. todos gostam daquele sentimento de conhecer o que está ouvindo.
    por isso que temos 50 mil bandas de COVER, essa a maior limitação da música.

    ah, e 'futuro do rock' é a pior ideia de todos tempos.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com o post.E faço um adendo...
    Hoje só se tenta fazer música comercial e acaba
    saindo os lixos de emo e Restart da vida infelizmente...O bom e velho Rock N'Roll precisa
    de um gás novo afinal o velho está ficando cada
    dia mais velho e perto de acabar

    ResponderExcluir
  4. Novamente, parabéns pelo blog. Algo pouco comum a gente ver na net alguém q sabe falar sobre música e abordar os diversos temas relacionados a isso. Este é um ótimo tema, principalmente pra molecada d hje em dia refletir. Será q "Restart" e NX Zero é música? Desd q esse lixo chamado "Emo" começou a surgir fikei decepcionado com a juventude da atualidade. Quase nenhum adolescente d hje em dia sabe quem é Ozzy, Jim Morrison, Kurt Cobain, Layne Staley, Dio, entre outros tantos. Já começam sua vida musical ouvindo esses lixos Pop e Emo na mídia atual como Restart, NX Zero, Lady Gaga... O rádio no Brasil "acabou", a MTV "acabou"... Não temos + 1 opção sequer pra ouvir música boa na mídia, q está podre e tomada pelo lixo comercial q agrada essa massa ignorante. E essa ignorância musical vem desde a criação dos pais, que tbm não sabem apresentar música d verdade aos filhos nos seus primeiros momentos d interesse musical. Se eu tivesse 1 filho, nunca o deixaria conhecer o "Restart" antes d conhecer Nirvana, Alice In Chains, Soundgarden, Metallica, Iron Maiden... p exemplo, q foram as primeiras bandas q conheci qdo garoto. Dpois, se ele decidisse ouvir música "Emo", problema dele. Como já disseram, se quiserem ouvir música boa, esqueçam rádio e tv e busquem as bandas antigas, da época q fazer música boa não era simplesmente estar "na moda". Pra mim, o futuro do Rock está garantido, pq o q é bom d verdade nunca é esquecido, o resto é descartável.
    - Roger Hetfield -

    ResponderExcluir
  5. Concordo com vc, NX Zero e todos os Emos sao um lixo....
    Me chamo Juan tenho 8 anos e gosto do velho rock 'n roll.
    Herança dos meus pais!!!

    ResponderExcluir

Comente esse post