terça-feira, 21 de setembro de 2010

Mamonas Assassinas: comédia e tragédia

O espetáculo de uma das maiores bandas brasileiras 


Imagine um quinteto brasileiro que carrega nos seus principais ingredientes rock, interpretação, figurino engraçado, atitude, letras cômicas e uma pitada de sentimentalismo. Pronto. Está armado o cenário perfeito para atingir público ilimitado no Brasil, sem fronteiras de classe social, cor, idade ou sexo. A solução pra um país desigual? Infelizmente não falamos de política, mas de uma banda que conseguiu quebrar paradigmas, unir a nação verde amarela (fora da copa do mundo) e provar que a mistura de ritmos é tão saudável quanto a mescla de diferentes povos.

Profundo isso, não? Tantas palavras robustas para falar de cinco malucos que formaram os Mamonas Assassinas no ano de 1995. Os últimos brasileiros nascidos na década de 1990 podem se orgulhar por terem vivido um período histórico da música. Nunca se viu tantos idosos curtindo um punk rock engraçado, nem tantas crianças com estilo alternativo para imitar os ídolos. E o mais extraordinário: com os pais apoiando, patrocinando fantasias e “discos” da banda.

Os Mamonas Assassinas formavam uma banda tipicamente brasileira de rock cômico e punk rock, com influências de gêneros populares, tais como forró, sertanejo, além de heavy metal, rock progressivo e música portuguesa. A carreira da banda durou o curto tempo de Julho de 1995 até 2 de março de 1996 (7 meses). Não só a morte de seus integrantes, como também o sucesso destes, foi meteórico e estrondoso.

Com um único álbum de estúdio, Mamonas Assassinas, lançado em julho de 1995, o grupo acarretou a venda de mais de 2 milhões de cópias no Brasil, sendo certificado com Disco de Diamante em 1995.

Porém, no auge de suas carreiras, os integrantes da banda foram vítimas de um acidente aéreo fatal. O Brasil inteiro parou para lamentar a morte do quinteto que havia conquistado toda a rede de televisão e rádio nacional. O mais impressionante foi a forma como a crítica recebeu a irreverência do grupo, que mal deu tempo para as tribos esquerdistas tentarem abalar a sua carreira, ou de outros jovens tentarem sequer copiar o estilo para concorrer.

Dinho (Alexsander Alves) – vocal, Bento Hinoto (Alberto Hinoto), Júlio Rasec (Júlio César), Samuel Reoli (Samuel Reis de Oliveira) e Sérgio Reoli (Sérgio Reis de Oliveira), experimentaram a fama na medida exata da aprovação unânime do público. Os cinco jovens ainda foram além. Eles mergulharam na onda de sentimentalismo, demonstraram o sentido da real da amizade e deixaram este planeta para entrar na lista dos seres humanos mais aclamados neste país.

Toda a energia que envolveu os Mamonas Assassinas ainda é sentida pelos brasileiros. Não há quem não se recorde do fatídico março de 1996, quando esse país perdeu um dos seus maiores ícones musicais. A morte rápida ocorrida de uma forma tão estúpida, justo com um grupo que aquecia sentimentos humanos no momento de fervor da carreira, fez do ícone Mamonas Assassinas mais do que um mito intocável, pois enalteceu ao máximo a aura do fenômeno midiático.

Muitas sensações foram experimentadas pelo imaginário social, simultaneamente, sentida pela mídia e por várias famílias apaixonadas pelo grupo. O que era amor e paixão transformou-se em raiva e indignação. A morte pública foi vivenciada no momento de maior sensibilidade comum.

O espetáculo dos Mamonas Assassinas não teve final feliz. Porém, conseguiu levar eternamente a admiração do público que jamais deixou de aplaudir os atores.

7 comentários:

  1. Sua análise sobre o fenômeno "Mamonas Assassinas" representa muito bem o que aconteceu na época.
    Posso testemunhar tudo isso que você falou, pois eu vivenciei isso. Eu me lembro de todos estes eventos citados em seu texto, inclusive, eu também fui capturado por este fenômeno, eu até fui no único show que teve em Belo Horizonte.
    Depois do "Mamonas Assassina" outras bandas tentaram seguir na mesma linha, mas não conseguiram cativar o povo brasileiro.
    Eu não sei como seria me sentimento agora, mas na época eu curti bastante o fenômeno "Mamonas Assassinas".

    ResponderExcluir
  2. INSSISTO FOI ASSASSINADO FORAM PROIBIDO EM TOCAR NO INICIO POR JUIZES, A POPULAÇAO PAIS TIVERAM Q PROTESTAR NAS RUAS PARA LIBERAREM AS MUSICAS, FORAM AMEAÇADOS DEVIDO AS CRITICAS E LEMBRO Q OS MAMONAS DISSERAM VCS VAO TER Q NOS ENGULIR,,,,SEGUNDO CD ERA MUITO MAIS CRITICO Q O PRIMEIRO,JUSTO NA VESPERA DO LANÇAMENTO DO SEGUNDO CD A NIVEL INTERNACIONAL O AVIAO EXPLODE,MUITOS CONTINENTES PRESAO PELA MORAL E BONS COSTUMES...é triste saber quem luta pela paz e é contra o governo sempre morre como assassinato acidentes ou doenças misteriosas, assim como jhon lenno,mamonas assassinas,cazuza,cassia helen,renatu russo, princesa diane e muitos outros herois tipo mamonas proibido por lei a tocar as musicas deles e ameaçado por telefones segundo cd era mais critico q os 1o... cazuza se contamina na europa por uma galegA AEROMOÇA Q SE ENVOLVEU COM ELE EM VIAGENS A NEGOCIOS,CASSIA HELEM Q FOI ENVENENADA

    ResponderExcluir
  3. Bom pode ate ser mas o aviao saiu fora do controle nao pode evitar e o piloto er ade confiança.Mesmo se nao fosse ele teve seu fim morreu tambem!
    Eu vi as fotos foram horiveis mas que eles fiquem em paz!

    ResponderExcluir
  4. Antes dos mamonas, os mafiosos da música que são mais perigosos que traficantes já estavam investindo caminhões de dinheiro em um estilo que foi crescendo e hoje é chamado de sertanejo universitário ou seja lá o que for. os mamonas foram impedidos , perseguidos e ameaçados pois estavam mechendo em ninho de cobra, com a presença dos mamonas que com toda a sua criatividade conseguiram um jeito de pular essa barreira e com isso quebrando os investidores de outros estilos, por um tempo as pessoas descobriram que elas não eram obrigadas a ouvir o que a mídia empurrava, descobriram que não precisava ser sertanejo para agradar, agora imagina só ! os mafiosos milionários que mandam na música serem contrariados e perderem todo o investimento sertanejo para uma banda de rock . o resto a gente pode imaginar .......

    ResponderExcluir
  5. Os mamonas eram incrivelmente indiscultivel nao tenho nem palavras pra expressar sobre esse grupo que era demais...Eles fezeram e sempre faram falta aqui entre nos ...com aquelas musicas engraçadas como ``pelados em Santos``robocopy gay...alem de outras todas elas eram file ...e por ironia do destinio com apenas 7 meses de sucesso eles se foram...Com serteza eles estao fazendo um maior sucesso com o nosso JESUS CRISTO varios sucesso dles que estava no auge ....Hoje faz exatamente 15 anos da trajedia que o nosso pais se comovel...depois dogrande piloto Ayrton Senna...nosso pai´so tem lembranças...e recordaçoes...

    ResponderExcluir
  6. O sentimento de alegria e irreverência que sentíamos ao ver esses cinco meninos esforçados e talentosos, hoje nos remete única e exclusivamente à saudade... Eu era criança, dançava, cantava e gostava mesmo dos mamonas. Foi um choque a morte trágica desses jovens que tinham uma carreira ainda mais brilhante pela frente. Mas uma coisa é certa, completamos 15 anos sem nossas tardes alegres de domingo na tv, completamos 15 anos sem esse fenômeno musical, mas pode passar o tempo que for, os Mamonas Assassinas serão eternos.

    ResponderExcluir
  7. eu acho q a cupa e do piloto e ate mesmo do aviao e nao a cupa serem dos mamonas

    ResponderExcluir

Comente esse post