domingo, 1 de maio de 2011

Qual é o limite entre plágio e Influência musical?

Plágio: ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.

Essa é uma questão discutida constantemente nos meios de comunicação de massa. Até que ponto uma música pode ser considerada plágio ou Influência musical? A discussão é uma que com certeza irá pairar as comparações do novo ao antigo.

A última discussão sobre o assunto, que está em debate no Brasil, está entre o Angra e o Parangolé.

Não está sabendo desse caso? Veja abaixo:


Há um vídeo que mostra o “Top 20 Plágios/Influências na Música”.


Comparações são inevitáveis, mas algumas chegam as discussões judiciais. Os fãs de das duas bandas (a que plagia e a que é plagiada) são os primeiros a se manifestar e levantar a bandeira de seus ídolos.

Mas por que isso acontece? Será que as bandas são inocentes e criam por acidente, um riff exatamente idêntico ao de alguma outra banda? Ou será que esse ato é intencional, conseqüência de uma forte  influencia musical?

O que voce acha disso?

4 comentários:

  1. Foi o que o Kiko Loureiro falou no Jornal da Globo: Eles até podiam ter usado por admiração como outras bandas fizeram (Calipso, Calsinha Preta...), mas o Parangolé disse que nunca tinha escutado Angra... depois o autor da música veio com o papinho que quando estava escrevendo a música ouviu em um estúdio ao lado os riffs de uma música e copiou... Resumindo, foi feio! Mas pra mim pior foi o NXZERO com a abertura da antiga Malhação, os gringos até gravaram um vídeo dizendo que eles podiam usar a música deles... haha!

    ResponderExcluir
  2. Belo blog !

    estamos pensando em fazer parceria com seu blog!

    somos do Stay (SIC) BR

    O Maior blog da América Latina dedicado ao Slipknot.

    confira: www.staysicbr.blogspot.com

    topa?

    ResponderExcluir
  3. Tem cada cara doido nesse mundo...
    as bibas do parangolé copiam o angra na cara dura...
    É cada uma que esses idiotas aprontam
    kkkk

    ResponderExcluir

Comente esse post