domingo, 29 de maio de 2011

Polêmica: a crise dos 20 anos e o fim da popularidade de grandes bandas

Falar em 20 anos é ainda ser otimista. Uma banda que chega aos 20 anos de estrada fazendo sucesso pode ser considerada MUITO BOA, se comparada ao tempo de popularidade da grande maioria. Mas o que faz com que as bandas fiquem tão pouco tempo no auge?

Uma coisa é fato. Toda música chiclete enjoa e esse é o maior erro das bandas que sustentam-se em um único hit. O grupo passa a ser visto como "de uma música só" e tudo que for diferente daquilo vai ser alvo de comparação até mesmo para as outras músicas da banda. Ou seja, uma música passa a competir com as outras.

A má administração do sucesso é outro erro fatal. A banda passa a ganhar dinheiro, popularidade e mulheres (ou homens). Está aí os três ingredientes básicos para cair do precipício, queimar o filme e ilustrar as manchetes como pedófilo, abusador ou clichê de revista de fofoca, como "vocalista é visto saindo de boate gay". Ou seja, a fama fica mais importante que a música e a banda inevitavelmente, cai.

Mudança brusca do estilo musical. Lança um cd de rock e estoura. O próximo álbum de rock vem com uma pitada de mpb ou participação especial de algum artista altamente rotulado. Pronto, taí o fim da banda. Ao se achar muito auto-suficiente, os integrantes se dão ao luxo de misturar qualquer coisa na música sem respeitar o gosto dos usuários. Fim na certa.

Quando a criatividade seca o poço. Mudar demais de um álbum para outro não é bom, portanto é preciso manter uma tendência sem inovar nem repetir demais do disco de sucesso. E quando falta criatividade? Há bandas que usam a sacada das redes sociais para ouvir o público e até mesmo usar sugestões criativas. Mas vamos falar sério, imagina ver os Mamonas Assassinas daqui 20 anos usando as mesmas roupas de super herois? Ninguém merece.

Carreira solo ou projetos paralelos. Nunca vi algo mais assertivo para acabar com a carreira de qualquer banda. Se você for o John Lennon, tudo bem. Mas se não for, abaixe o topete e esteja certo: não é porque vai estar sozinho que vai levar a bolada. Com seus companheiros, com certeza deveria ser melhor.

Sinal da decadência
Começa a participar de qualquer turnê. Mas não era a banda de sucesso? É aí meu amigo, que começa a declarar o fim. Participar de festivais pequenos é o mesmo que voltar às origens, e dificilmente sobe ao topo de novo.

Os que não passaram por isso ou morreram no auge da carreira e tornaram-se mitos eternos ou fazem tudo exatamente ao contrário do descrito acima.

2 comentários:

  1. É verdade
    Um exemplo disso são essas bandas jovens dos anos 90 e de 2000
    Sem conteudo pra ter uma longa carreira
    O maximo q conseguem são uns dois, três anos de sucesso e são esquecidos
    Acho ruim pq isso se reflete nas gerações q ouvem essas músicas
    Com artistas q vem e vão tão rápido os jovens acabam cultivando um gosta muito efêmero e não se apegam a nada

    ResponderExcluir
  2. Exceção: Los Hermanos - sem popularidade, sem mídia, mas já são mito.

    ResponderExcluir

Comente esse post