domingo, 15 de maio de 2011

O oásis do Oasis

Em geografia, um oásis é uma área isolada de vegetação em um deserto. Na musicografia, Oasis  foi uma banda de rock de Manchester, Inglaterra. O grupo surgiu no cenário mundial em 1994 como "marca" do tradicional rock britânico, que estava em baixa graças ao surgimento de outras correntes musicais. A banda estabeleceu-se como uma das mais aclamadas dos anos 1990, não apenas pela sua qualidade musical, como também pelo comportamento peculiar dos seus membros, como por exemplo os confrontos com os media e as brigas entre os dois irmãos Liam Gallagher e Noel Gallagher.

O que o oásis tem a ver com Oasis? Tanto banda quanto geografia nasceram em um ambiente não propício para vegetação, embora tenham conquistado seus lugares. A diferença é que o oásis permece, enquanto o Oasis...

Após muitas especulações sobre um provável fim do Oasis com o cancelamento de shows, Noel afirmou em nota oficial ao site da banda em 2009, que estava se desligando do grupo, "com tristeza e alívio", por desentendimentos com o irmão. Noel disse que "não poderia trabalhar nem mais um dia com Liam" e pediu desculpas a todos que tinham comprado ingressos para o restante dos shows da banda.

O fato é que durante toda a carreira da banda, o estrelismo dos integrantes atrapalhou o bom rendimento e o auge, que tanto desejaram ter, como o dos Beatles. E o erro, onde está? Querer ser mito a todo custo, como o ser imortal da música. Aí está o erro, Noel. Um mito é imortalizado somente se ele for mortal.

É inegável a influência e qualidade musical do Oasis. Entretanto, eles se atrapalharam antes que a mídia o fizesse. Esse é típico estrelato auto-destrutivo.

Sem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esse post