segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Como viver o rock n’ roll: a solução em uma página

Com o advento da modernidade, o comportamento humano está a cada dia mais previsível. Um bom exemplo é a venda e o interesse das pessoas por “almanaques” sobre como fazer ou “entender a sua infância”. Já percebeu que para tudo que você já viveu tem um almanaque para registrar? Não, não falo do seu álbum de fotos de experiências vividas por você. Falo daqueles registrados e publicados por editoras, que por uma incrível coincidência tem tudo a ver com a sua vida.

No rock é claro, não poderia ser diferente. Depois dos rótulos comportamentais ditados pela sociedade, não basta ouvir o bom som. É preciso vestir-se a caráter, comportar-se como tal e viver aquele estilo rock n’ roll, se quiser ser “de atitude”. Para relembrar a memorável presença desse estilo no mundo, existem diversos almanaques que ditam regras e atitudes para os adeptos.

Vejamos alguns exemplos:

Almanaque do Rock
Neste almanaque, escrito por Kid Vinil, o leitor encontrará mais de 50 anos de história do bom e velho rock'n'roll. Esse ritmo contagiante que traduz excitação e frenesi nunca envelhece, pelo contrário, se renova a cada geração. Hoje, o gênero musical deita e rola na era digital, usando os famosos samplers, instrumentação eletrônica e muitos computadores. Mas uma coisa é importante ressaltar: o rock'n'roll nunca perdeu a sua rebeldia, o seu jeito de entrar com o pé na porta.





Que Rock É Esse?
Feito a partir da parceria entre Editora Globo e o canal a cabo Multishow, este livro registra e contextualiza as principais bandas nacionais. O projeto surgiu do programa homônimo de televisão apresentado por Beto Lee. Além de documentar a trajetória do rock até a atualidade, o livro traz análises e comentários de ícones do estilo musical no país. Dividido em cinco partes (anos 1960, anos 1970, anos 1980, anos 1990 e anos 2000), o livro traz uma linha do tempo para cada década. Nelas, constam os acontecimentos mais importantes da política, do cinema, da moda e da música.



Segredos e Lendas do Rock
Boatos e rumores sempre foram um atrativo para que as pessoas se interessem pelas celebridades. O mundo do rock, entretanto, possui histórias que vão além desse simples interesse e se misturam com a vida real de tal maneira que formam verdadeiros segredos e lendas que tanto fascinam os fãs. Neste livro, o autor seleciona e fornece detalhes a respeito de diversos fatos envolvendo os astros do rock, o que fará com que o leitor se divirta e solte a imaginação com tantas histórias envolvendo seus maiores ídolos.



Breve História do Rock
O rock'n'roll, embora derivado do blues norte-americano, reuniu através dos anos influências de toda parte para formar seu estilo próprio: escala pentatônica do blues, improvisação do jazz, marcação insistente das marchas militares, sutilezas rítmicas da rumba e do baião, a canção italiana. A história do rock desde os seus primórdios, antes da década de 1950 até hoje.







Rock and Roll: uma História Social
O livro cobre 30 anos de um dos mais importantes fenômenos de massa do século 30. O autor Paul Friedlander mostra com o gospel, o country e o blues influenciaram desde Elvis e Marvin Gaye ao The Who, e revisita a cena do rock clássico, alternativo e do punk-rock traçando a história do gênero musical que já atravessou cinco décadas de sucesso ininterrupto.



Assim como esses, existem vários outros exemplares do estilo. Não sou contra aos almanaques do rock. Pelo contrário. Acho que eles arquivam fatos e são responsáveis pela história. Acho que inclusive, que eles fazem do rock o estilo mais midiático do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esse post