quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O rock faz a moda e a identidade de seus adeptos

Jeans rasgados, tênis all star, coturnos, camisas de banda, saias xadrez, acessórios pontiagudos, vestidos de renda escura, calças e jaquetas de couro. O rock não é derivado apenas de um estilo musical, mas de uma série de histórias e cenários que acompanharam a evolução da sociedade e a tendência alternativa, proposta por muitos grupos musicais.

Que a música propõe estilos não é novidade. Desde os primórdios do pop e do rock, as estrelas ditavam não apenas um novo estilo de som, mas de comportamento e de moda. As celebridades até hoje são responsáveis por moldar cortes de cabelos, roupas, sapatos e até mesmo o posicionamento de várias pessoas em relação à sociedade.

Alguns autores dizem que os mitos passam a ser símbolos na indústria cultural. Douglas Kellner, autor de “Cultura da Mídia”, as celebridades nada mais são do que uma forma de propagação dos produtos culturais. Para ele, a moda tem a força de criar materiais que constroem identidade porque a cultura das sociedades tradicionais e modernas fazem com que o traje e a aparência indiquem a classe social e o status das pessoas.

Na da década de 1960, com o aparecimento dos Beatles e outros grupos que simbolizavam “rebeldia”, o mundo acompanhou a intensa tentativa de destruir os códigos culturais através de uma nova moda, que criou novas identidades acompanhadas do sexo, drogas e do rock. Naquele tempo, a moda era a “antimoda” que enfeitiçava os jovens pelo fato de sentirem o prazer de se acharem “contra o sistema”.

Esse mesmo autor diz que enquanto a sociedade criava novas modas, a cultura da mídia ia se transformando em uma fonte prazerosa porque colocava à disposição modelos de aparência, comportamento e estilo. Os astros do rock, por exemplo, usavam cabelos longos e se vestiam de modo pouco convencional, influenciando, entre as décadas de 1960 e 1970, as mudanças nos cortes de cabelo, no modo de vestir e no comportamento, ao mesmo tempo em que as atitudes às vezes rebeldes serviam de sanção para a revolta social.

O surgimento de novos grupos como os Rolling Stones impulsionavam a revolta contracultural e a adoção de novos estilos comportamentais. A associação entre o rock, cabelo comprido, rebeldia social e inconformismo em moda continuou por toda a década de 1970 com ondas de heavy metal, punk e new wave.

O Brasil é um bom exemplo de que a cultura da mídia criada e mantida pelos rockers é um mercado que está em constante giro. Diga-se de passagem, as “Galerias do rock” espalhadas pelo país são pontos turísticos para os adeptos do estilo roqueiro.

Abaixo, lista dos ícones do rock que marcaram moda nas últimas décadas:

O cabelo “rodado” de John Lennon


O xadrez de Kurt Cobain


Sid Vicious com o cabelo e acessórios do punk

Robert Smith e o gótico dm o The Cure

Dave Mustaine e as longas madeixas do heavy metal


Elvis e o topete do rock

4 comentários:

  1. muito loco mais queria sebo o nome do corte do sid?

    ResponderExcluir
  2. o corte do sid chama-se mohawk (inglês para moicano)

    ResponderExcluir
  3. num sei.
    como se chama o nome do corte do kurt cobain?

    ResponderExcluir
  4. CORREÇÃO: o corte do Sid é "spiky hair" embora na época nem tinha este nome. Se tu raspa o cabelo e deixa ele crescer um pouco, fica igual, mais natural, embora sem a aparência espetada. Segundo John Lydon, eles estavam em uma loja e o Sid pegou um pote de vaselina industrial e esfregou no cabelo, foi aí que ficou espetado. Já o Moicano é um corte de cabelo indígena usado por índios americanos e celtas, geralmente raspado dos lados e que foi, simbolicamente, adotado no visual punk no final dos anos 70.

    ResponderExcluir

Comente esse post