quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Silverchair: a prata que não virou ouro


A banda da vez não acabou e não teve nenhum integrante morto, mas com certeza é a prova de que o fim muitas vezes pode significar o início de um reconhecimento eterno.  Falo dos australianos do Silverchair, o trio que com pouca idade conquistou o mundo pelo rock arranhado do grunge e da agressividade.

Não que eles deveriam ter acabado – até tenho muita esperança que voltem a fazer álbuns como Freak Show, mas o sucesso e influência do grupo nos primeiros anos desta década são imensuráveis, se comparado com os dias atuais.

A performance de Daniel Johns e sua trupe mudou não só fisicamente, mas também na forma de fazer música. Os meninos parecem ter se libertado para a juventude e para experimentarem algo “energizante”, como ver o rock como algo independente, e não apenas como compromisso, como sempre fizeram desde os 17 anos de idade. A banda ainda tem qualidade, mas não há como comparar Israel’s Son, Freak, Slave e as canções de Diorama – o 4º e último álbum do ‘antigo’ Silverchair.

Nem mesmo as doenças de Johns afastaram do Silverchair o título de uma das grandes bandas do ano 2000. O rock in rio 2001 foi a prova do potencial do trio, depois do show absurdamente bem apresentado, superando até mesmo a expectativa dos fãs do Red Hot Chili Peppers, que se apresentaram na mesma noite.

Os australianos voltaram ao Brasil em 2003, para até então “última apresentação”. Em 2007 eles voltaram à mídia com outra imagem, embora carregassem a bagagem musical em suas apresentações. Os integrantes investiram em novos projetos, mas não obtiveram sucesso. O Silverchair é mais uma banda vítima do sucesso terminável. O trio voltou e desperdiçou a chance de entrar pra história como uma das maiores bandas de influência mundial - o que é uma pena.

O rock in rio volta para o Rio de Janeiro em 2011. O que nos resta agora é acreditar na profecia e esperar que os australianos repitam o sucesso de 10 anos atrás!

16 comentários:

  1. Aparentemente você não conhece a banda. Young Modern foi lançado em 2007 e este sim é o último álbum da banda. E terá um novo para sair aí. Coisa que qualquer pesquisa rápida no wikipedia lhe daria maior crédito =)

    ResponderExcluir
  2. Conheço bastante o álbum e a história da banda. Registrei aqui apenas a minha impressão, porque na minha opinião, o Silverchair mudou muito. Não que não estejam bons (sou fã deles), mas esse artigo foi apenas um comparativo. Obrigada pelo comentário, de qualquer forma. =)

    ResponderExcluir
  3. po vc deve ser um fan poser do silverchair ..., basta

    ResponderExcluir
  4. o Young Modern foi para quem curte a banda ... mas para os modinhas , nao teve graça por que nao tinha nenhuma miss you love ,,, gostei do cd , mas claro nao lembra o silver nem de longe , mas apreciei a mudança

    ResponderExcluir
  5. Silverchair é sempre Silverchair. Indpendente da época, a banda nunca decepciona os fãs. Sou grande apreciadora da banda, há anos. A ideia do texto foi basicamente mostrar as duas diferentes (e boas) fases dos garotos!

    ResponderExcluir
  6. Silverchair é pra mim a melhor banda do mundo (embora realmente não seja). Mas adoro-os mesmo. Sou fã incondicional e gostei bastante do YM. Estou aguardando o novo que parece sair no final do ano.

    ResponderExcluir
  7. silverchair ainda tem sua marca acredito q a mídia realmente colaborou radicalizando a vida moral com isso as coisas só aumentão a imagem d um idolo q por sua vez ele eh uns dos meus preferidos (daniel paul johns) q fez parte da minha vida tenho a certeza q viram para fazer a virada

    ResponderExcluir
  8. Cínthia Demaria, parabéns pela ideia do blog e os artigos. Muito bem escritos e elaborados. Tenho 31 anos e vi o Silverchair surgindo em 1995, explodindo em popularidade logo no 1º disco. Na época tinha 15 anos como os garotos dessa banda e fiquei muito impressionado como garotos tão jovens podiam soar tão bem, com músicas como "Israel's Son", "Tomorrow", "Pure Massacre", "Shade" e outras. Virei logo um fã deles como sou até hoje qdo ouço essas músicas novamente. Pra mim, o 2º e o 3º discos tbm são ótimos, mas a partir do Diorama já dava pra perceber que o som tava ficando "estranho", apesar do disco ter boas canções ainda. O "Young Modern" decepcionou os fãs q os acompanham desde o início, cmo eu. Tem uma ou outra música "+ ou -". Mto fraco. É uma outra banda, não se pode comparar com o antigo Silverchair. Os videoclips são ainda piores. Terríveis! O visual e atitude "George Michael" d Daniel Johns nos vídeos é ridículo, com direito a coletinhos e calças mto bem passadas (com vinco!!). Música fraca + vídeo chato = tédio. Só nos resta esperar e torcer pra q eles voltem a fazer músicas com a mesma qualidade de antes e não se tornem apenas + uma bandinha apagada q só fez sucesso no passado.
    - Roger Hetfield -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compartilho da sua ideia, é exatamente o meu pensamento a respeito do Silverchair!

      Excluir
  9. GOSTO DA BANDA E PRINCIPALMENTE UMA DE SUAS MÚSICAS QUE FEZ PARTE DE MINHA VIDA.
    DO ALBUM NEON_BALLROOM, A MÚSICA É MISS YOU LOVE, DE DANIEL JOHNS, E QUE ATÉ HJ OUÇO MUITO.

    ResponderExcluir
  10. parabens Cínthia por ter feito esse blog, aki encontro fans dos chair q não desistiram deles.
    Eu admiro muito o trabalho dos caras e sempre vou admirar.

    ResponderExcluir
  11. Tenho 14 anos , SOU MUITO FÃ DO SILVERCHAIR .
    Admito,que não não sou a melhor pra falar das mudanças que a Banda teve. Porque eu não tinha nem nascido na epoca de ''Frogstomp'' e,era muito pequena,ainda ,quando lançaram o ''Neon Ballroom'' . Mas,cara,eu pesquiso muito sobre eles,admiro muito,Ben,Chris e Daniel . Percebi,que ele mudaram muito ,desde o estilo das músicas ( vamos admitir que no YM,fuigiu muito do rock e do grunge ) até as roupas . Mas ... gostei tb do YM,tendo eles mudado ou não . Sempre vou ser uma grande fã . Beijos ! Gabi

    ResponderExcluir
  12. quem dera todas as bandas evoluissem da maneira q o silver sempre fez. a arte está a frente do tempo, daqui 10 anos de repente a galera entenda o som e as mudanças dos caras.. afinal o grunge eh rotulo e ser grunge eh n seguir a onda... o silver n eh obrigado a agradar todo mundo compondo tudo sempre do mesmo jeito... vlw

    ResponderExcluir
  13. Daniel nunca compôs algo para agradar os fãs.
    Claro que a banda passou por várias transformações. Young Modern é a prova disso. Não é um albúm com a pegada grunge de Frogstomp e Diorama é um albúm instrumentado, e não "estranho".
    Não podemos comparar a raiva que Johns sentia em Freak com o amadurecimento do adulto de Straight Lines.
    Young Modern é diferente de tudo que já ouvi, e é um dos melhores albúns da história do Rock.

    - Raisa Mota

    ResponderExcluir
  14. Concordo plenamente. Os Silverchair tinha tudo e escolheu o nada que foi "martelado" com esse album horrivel chamado young modern. É uma pena, eu gostava mto dessa banda.

    ResponderExcluir
  15. po eles sao foda mesmo!!!

    ResponderExcluir

Comente esse post