quarta-feira, 21 de julho de 2010

Se o rock fosse uma propaganda, qual você compraria?

Além da teoria das tribos urbanas e do conceito técnico do que é ou não uma música bem feita, o rock sempre foi uma das máximas da indústria cultural do consumo. E não é só na vertente musical. Muitos são os artistas que compõe trilhas sonoras para o cinema, teatro, dança, e tem aqueles que até se arriscam na arte de interpretar.

Pois bem. Parte da indústria cinematográfica e musical, o videoclipe é explicitamente a “alma do negócio”. Muitas vezes é ele que lança uma música, uma banda/artista, um disco ou até sustenta canais de televisão. De acordo com a revista Universitária de Audiovisual, os videoclipes comerciais incorporaram os avanços de linguagem e mídia. Artistas como Madonna e Michael Jackson – ambos nascidos em 1958 – que já completaram 50 anos de idade continuam ativos em suas carreiras utilizando o videoclipe e seus desdobramentos. Houve uma ampliação da exibição de videoclipes em emissoras (broad e narrowcasting) e programas especializados, além da utilização de outras mídias impressas e eletrônicas.

Na prática, o videoclipe vende mais do que a música/banda. Ele vende produtos fantasiosos, que ficam no imaginário do telespectador. Há certos objetos que viram ícones de uma banda, simplesmente por a representarem em um videoclipe.

Vamos a prova:

- Quem nunca associou a imagem da mini caixa de leite ao clipe Coffee and TV do Blur?
- Vai dizer que você nunca teve vontade de jogar o videogame do clipe Californication do Red Hot Chili Peppers?
- Nem é preciso falar que todo mundo queria ter o satânico Eddie, do Iron Maiden, né?
- Ver um porco rosa voando é a mesma coisa de dizer: “Olha, o The Wall do Pink Floyd”. Vai negar?
- Meninos, admitam. Aposto que vocês sonhavam com a boneca inflável Rose (da música Whole Lotta Rosie) do ACDC.

Enfim, se o rock aliado ao videoclipe tivesse por objetivo vender ícones representativos, qual você compraria?

Seu objeto de consumo não está na lista? Sugira no site The Rock Wall e aproveite para ver os videos de todos esses produtos "criados" pelas bandas listadas. 

2 comentários:

  1. acho q jah compramos "o rock" achando que estamos consumindo! belo post!

    ResponderExcluir
  2. Eu realmente quis jogar o videogame de Californication

    ResponderExcluir

Comente esse post