segunda-feira, 26 de julho de 2010

Os ícones e os símbolos. O que representa a sua banda favorita?


O termo símbolo, no dicionário, designa um elemento representativo que está em uma realidade visível em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou ideia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo cotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano. Embora existam símbolos que são reconhecidos internacionalmente, outros só são compreendidos dentro de um determinado grupo ou contexto (religioso, cultural etc).

Ícone, para a Semiologia, é uma imagem que mantém com um determinando objeto uma relação de semelhança ou propriedade. Um ícone é uma abstração de algo que é do nosso conhecimento e apresenta pelo menos um traço em comum com o objeto representado.

E o que esse papo semiótico tem a ver com o rock? Se o ícone é uma abstração do nosso conhecimento e o símbolo é a representação do que nos é visível, nada melhor do que um bom símbolo para representar uma banda que é ícone, certo? Certíssimo! Nosso cérebro sabe associar imediatamente a imagem simbólica daquilo que nos marca ou que é (ou já foi) comum para nós um dia.

O rock sempre utilizou essa ferramenta para consolidar a sua marca entre o público. O símbolo de uma banda representa mais do que a identidade dela. Pode significar muitas coisas, como o nascimento do grupo, o estilo musical, uma representação de uma seita, letra da música etc. Em alguns casos, somente os integrantes sabem o significado verdadeiro desses símbolos.

No caso do rock, a discussão do símbolo envolve mais do que uma representação musical. Faz parte da tribo urbana dos roqueiros ter tatuagens espalhadas pelo corpo. Aos fãs da boa música, não há inspiração melhor do que homenagear os ídolos através de tatuagens com o símbolo de suas bandas favoritas.

Os símbolos são utilizados para estampar camisetas, inventar adesivos, marcar bumbos de baterias, gravar carteiras, chaveiros cds etc. o fato é que o símbolo de uma banda pode ser tão inesquecível quanto o seu maior single.

Abaixo, alguns exemplos dos símbolos mais representativos do rock:



 Veja mais símbolos em The Rock Wall

2 comentários:

  1. eu sou extremamente a favor d tatuar simbolo de banda...rs

    ResponderExcluir
  2. Gente,eu adoro rock.Flando sobre emos,eu acho eles muito frescos mas tenho que respeitar de qualquer jeito,eu acho que to mais pra gótica do que pra emo,estou em uma idade da fase de decisão.Mas eu amo mesmo rock in rool,tem gente que é burra e escreve rock and rool,gente se liga,se escreve Rock in Rool.Tchau galera,adorei esse site,acesse mais ele

    ResponderExcluir

Comente esse post