segunda-feira, 24 de maio de 2010

John Frusciante: de indispensável à melhor guitarrista do mundo

Foi com um estilo próprio, tímido porém ousado, que o  guitarrista, cantor, compositor e produtor musical norte-americano, John Frusciante, conquistou o título de melhor guitarrista dos últimos 30 anos (1980-2010), eleito por uma enquete dos britânicos da BBC. O músico de 40 anos saiu na frente de Slash e Matt Bellamy, do Muse, escolhido com mais de 30 mil votos.


Frusciante também teve o seu trabalho reconhecido pela revista americana Rolling Stone, que  lhe concedeu o 18º lugar da lista dos "100 Melhores Guitarristas de Sempre".

John ganhou notoriedade quando juntou-se aos Red Hot Chlili Peppers, aos 18 anos de idade, em 1989. Conhecida como uma das maiores bandas do mundo, vencedora de seis Grammys, os Red Hot alavancaram a carreira de sucesso no álbum “Blood Sugar Sex Magic”, quando John já integrava o grupo. Depois da gravação deste disco, por problemas pessoais, Frusciante deixou a banda, retornando apenas em 1998, para gravação de Californication, coincidentemente, outro álbum que garantiu milhares de vendas para os Chili Peppers. Ao todo, Frusciante gravou 5 álbuns ao lado de Anthony Kiedis, Chad Smith e Flea, de quem se despediu em dezembro de 2009.

Paralelamente, John Frusciante também mantém carreira solo. Os seus álbuns solo incorporam uma variedade de elementos desde o rock experimental, música ambiente até ao New Wave e eletrônica. Ao todo, John soma 10 álbuns em seu nome. São eles: Niandra Lades and Usually Just a T-Shirt, Estrus EP, Smile From The Streets You Hold, To Record Only Water for Ten Days, Internet Álbum Release (chamado de "From the Sounds Inside" pelos fãs), The Brown Bunny (Trilha sonora), Shadows Collide With People, The Will To Death, The DC EP, Inside Of Emptiness, A Sphere In the Heart of Silence, Curtains e The Empyrean.

Além da carreira própria, John realizou duas colaborações com Josh Klinghoffer e Joe Lally, sob o nome de Ataxia, com quem lançou dois álbuns: Automatic Writing e Automatic Writing II.

A quantidade de álbuns lançados resume uma carreira de sucesso. Por onde passa, John “dá certo”. Basta ouvir suas composições, seus riffs ou simplesmente como backing vocal em algumas canções dos Red Hot Chili Peppers, pra ver como é doce a voz de Frusciante e como a cada nota tocada na guitarra é feita com cuidado. Toda a agressividade sonora resume-se à uma personalidade tímida, acatada, que faz aquilo com determinado capricho.

Ouvir John Frusciante é como ver a prova de um bom aluno, que estuda sempre antes das apresentações. Ser eleito o melhor guitarrista do mundo é conseqüência de um trabalho que é feito com humildade, cuidado e respeito aos fãs.

Veja também: The Rock Wall

44 comentários:

  1. Bom guitarrista, bom vocalista e muito bom o texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Cínthia.....de fato John Frusciante é um virtuose da guitarra e como fã dos RHCP, poderia simplesmente aceitar a pesquisa de opnião da BBC, e classificá-lo como o melhor dos melhores. Acho a pegada e os riffs dele excelentes, independentemente, de qualquer pesquisa por mais conceituada que seja. Entretanto, voce está esquecendo (?!?!) de mencionar o fato de que a carreira do John, vem com altos e baixos, em função de seu profundo envolvimento com as drogas (heroína, cocaína, etc.). A primeira e segunda saída dos RHCP não foram "para ele desenvolver o trabalho solo" e sim porque estava avacalhando com a turnê da banda, como em Maio de 92 no Japão, quando apenas disse que não iria fazer a apresentação e saiu da banda. Posteriormente em carreira solo, falido e depressivo, lançou álbuns ruins e péssima produção, tão somente para ganhar dinheiro e comprar drogas. Depois de frequentar clínica de reabilitação e melhorar as coisas, mas, ainda sem dinheiro e sem instrumentos pois tinha vendido todas as suas guitarras, foi presenteado pelo Antony com uma guitarra e chamado de volta aos Chili Peppers.....depois saiu de novo....enfim, conte a história toda pois não desmerece a qualidade do músico, e ajuda as outras pessoas a tirarem suas próprias conclusões.

      Excluir
  2. Seu testo inicial sobre o blog tá muito filosófico. Como eu não sou boa em filosofia... não absorvi bem o conteúdo do texto. rsssss Mas já concordo pelo o q, ou melhor, a história de quem vc postou. Meu ídolo quiçá mito. Eu amo o john, qdo ouvi "going inside", senti minha alma sendo desvirginada, pois nunca tinha ouvido uma música q se encaixasse de tal forma c minha alma. É isso. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ãããhhhhh....."testo".............nem em filosofia, nem na lingua portuguesa minha filha!! E ainda tá reclamando da filosofia...kkkkkkkk....me poupe.

      Excluir
  3. Boa matéria cmo sempre, Cínthia, parabéns. Curto bastante o som dos Red Hot Chili Peppers, concordo q os álbuns da banda com o Frusciante têm ótimas canções. Ele é criativo mas tem 1 estilo mto simples. Não sei quais critérios foram adotados por quem elegeu John Frusciante o melhor guitarrista dos últimos 30 anos, mas, com certza, essas pessoas não entendem nada de guitarra pra publicar isso. Devem ser os mesmos q já elegeram o "Pepeu Gomes" cmo melhor guitarrista do Brasil, esse sim, um músico medíocre. rsrs. Kiko Loureiro, guitarrista do grupo brasileiro Angra, bota Frusciante "no chinelo" em tdos os quesitos d guitarra, por exemplo (técnica, criatividade ou "feeling" e conhecimento). Ser 1 bom guitarrista é uma coisa, ser "o melhor" é totalmente diferente. No dia q John Frusciante aprender a tocar ou criar um solo do porte d "November Rain" e "Sweet Child O' Mine", do Slash (Guns N' Roses), ou "For The Love Of God" de Steve Vai aí alguém pode pensar nessa possibilidade d incluí-lo numa lista dos melhores. Esses são apenas 3 dos grandes clássicos da guitarra, eu poderia citar + uma centena e nenhum deles seria do Frusciante. O que Frusciante toca, qualker garoto aprende com algum tempo de estudo. Tdas as músicas dele são mto simples. Não estaria escrevendo isso aki se não entendesse do q estou falando. A maior besteira q ele fez na vida foi sair dos Chili Peppers, uma banda d grande sucesso, pra seguir carreira solo, já q os discos solo dele são mto chatos, o melhor é "Shadows Collide With People", o resto dá dor nos ouvidos. Em resumo: John Frusciante é um bom artista/guitarrista, já fez boas canções, mas tecnicamente, nunca esteve entre os melhores. Ouçam as músicas q citei, por exemplo, e tirem suas conclusões.
    - Roger Hetfield -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu não sabe quantas cordas tem uma guitarra.
      Frusciante toca com a alma.
      VTNC FDP.

      Excluir
    2. slash melhor que john??????doido é ai kkkkk
      quantas musicas com riffs inesqueciveis slash criou?
      uma, duas ou tres...ai quando alguem lembra de rhcp
      ja pensa nos riffs que JOHN fez Snow(hey oh), under the bridge, californication, scar tissue, can´t stop, otherside, by the way, the zephyr song...enfim claro que qualquer garoto treinando consegue toca-las, mas é assim com qualquer musica. Sweet Child O´Mine é muito facil tambem podemos aprender qualquer musica, só que john fez musicas com a alma, e ele nao foi escolhido só por causa de alguns riffs, o modo que ele toca a guitarra, com tanta energia, com tanto amor, as expressoes que ele faz no palco tambem contam ao favor dele.
      Todo show um solo diferente para cada musica.
      Ser o melhor quitarrista nao é apenas ser rapido com os dedos nas cordas, é tambem criar melodias que chegue aos seus ouvidos e te arrepiem,
      bom se eu fosse ficar aqui falando das qualidades do john eu ia ficar velho.
      mas ouça rhcp live at slane castle é bom demais
      ouça the past recedes da carreira solo dele
      E VA A MERDA, VOCE E O SLASH

      Excluir
  4. è impressionante como esses caras fazem comentários sem embasamento o kiko pode lançar 20 cd's solos que num vão chegar a metade do talento de john cara e eu num quero desmerecer o trabalho do kiko que é um excelente artista mas vamos ser realistas o kiko é um especialista em uitarra frusciante é um gênio, vamos diferenciar uma coisa da outra só isso!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. John Frusciante tem uma coisa que ninguém atualmente tem...criatividade!!! Muitos guitarristas tem sucesso apenas copiando músicas conhecidas e adaptando para guitarra, o John nunca fez isso...todo show solo ou com o RHCP ele tinha um solo diferente para cada música, uma incrível variedade...Kiko??? Aff, tem gente que nã gostade reconhecer um talento e fica fazendo comparações absurdas...John Frusciante tem uma infinidade de sons, tem alma quando toca guitarra, e transmite isso para as pessoas!!!!

    ResponderExcluir
  6. ah vá meu, ele não precisa criar solos como o do guns, e sabe o porque, porque ele faz bem mais que isso ele improvisa os solos em todos os shows e poe sentimento em tudo o que ele faz, não é só mais um guitarrista tentando sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Excelente guitarrista, não há dúvida nenhuma! Pra mim é Frusciante e Gilmour, pra mim é a melhor dupla EVER! Há muitos outros ótimos, mas gosto mais do jeito deles de tocar! Gosto tb muito do jeito do The Edge e do Pete Townshend, e é claro os mais antigos foram os mestres de todo mundo, todos excelentes, mas para mim os melhores e além de tudo mais bonitos de se ver também ( hi hi hi ) tocando é claro ... , pois a aparência deles adiciona ao som maravilhoso da guitarra e tb da voz, são mesmo Frusciante e Gilmour. O John tem problemas com drogas, e isso é realmente uma pena, e o que o deixa fora "do circuito" por tempos, mas depois ele sempre volta, e que continue assim, ou melhor, que pare de vez de "sair do circuito" , e fique sempre nele, acabando de vez com esses problemas sérios que ele tem com a heroína! Sempre as drogas pesadas acompanhando e estragando às vezes até ... a vida de nossos ídolos! Profissional fora de série, ele é música pura, na veia! Parabéns, John, sou sua fã total! Valeu pelo artigo aqui, Cínthia, muito bom! E a foto tá LINDA, como todas dele, aliás! :) <3

    ResponderExcluir
  8. AFFZ, OS KRA FICAM FALANDO DO JOHN PQ ELE NAO TEM SOLOS RAPIDOS NEM PALHETADA RAPIDA COMO O J.P DO DREM THEATHER. O Q TEM Q VER E Q OS ESTILOS SAO MUITO DIFERENTES. SMP TEM ESSA DISCUSSAO ENTRE SLASH E JOHN FRUSCIANTE. OS 2 REALMENTE SAO BONS. MAS QUANDO FOI Q EM UM LIVE O SLASH IMPROVISO??? VELOCIDADE NAO E TD IRMAO TANTO É Q O EX PARCEIRO DE JOHN NO RHCP FLEA É PARA MUITOS O MELHOR BAIXISTA DO MUNDO. NO MUNDO DA MUSCIA VELOCIDADE NAO E TD. QR VELOCIDADE VAI VER FORMULA 1 Q DA MAIS LUCRO IRMAO. MUSICA E ARTE E NAO APENAS UM KRA DAR PALHETADAS RAPIDAS COMO O JP. AGR Q A CARREIRA SOLO DO JOHN NAO E BOUA ISSO E VERDADE. TIRANDO ALGUMAS MUSICAS DOS SEUS 3 ULTIMOS ALBUNS O RESTO E LIXO. A MAIOR BESTEIRA FOI ELE TER SAIDO DO RHCP PQ DPS Q ELE SAIU DO RHCP ELE SAIU DA MIDIA MSM ASSIM PRA MIM ELE MERECEU SER O MELHOR DOS ULTIMOS 30 ANOS.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, quantos analfabetos num lugar só, vocês podiam começar aprendendo gramática né ? Brasil um país de tolos ! Deixem de ser idiotas, a escolha do Frusciante como melhor guitarrista do mundo é puramente opinião da comissão envolvida, não é uma verdade absoluta ! Isso é coisa da mídia. É óbvio que muita gente vai discordar e outros tantos concordar. Eu sou polarizado no som que eu curto, assim como muitos de vocês, pra mim não há o melhor e sim os melhores. Eu admiro o Adrian Smith do Iron simplesmente pela sua originalidade e técnica, ahh Iron cria sempre as mesmas coisas?!?!?!, pra mim não, o cara é foda. O Mark Knopfler do Dire Straits é outro fodão, o Eddie Van Halen pra mim é um mestre, etc. Não interessa se é dos últimos 30/50/100 anos, na MINHA OPINIÃO, esses caras são os fodas, entre outros ! O problema é que ninguém respeita a opinião do próximo hoje em dia ! E volto a repetir, estudem português, pelo amor de Deus !!! Ler "TESTO" e "QUALKER" é complicado hein ? Só porque tivemos um presidente analfabeto, não significa que isso é bonito !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais sensato daqui.

      Excluir
    2. pra mim john é o destaque na banda chili peppers, meu grande idolo ,uma pena sair da banda pois ele faz mta falta mais seu nome nunca vai sumir da banda ,as composiçoes q os chili peppers criaram ,ficaram sempre boas quando john participava ,pois ele é o destaque da banda , john vc é foda !!

      Excluir
  10. Pessoal, bacana vocês colocarem a opinião de vocês. O espaço é para isso mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Concordo totalmente com a opinião do segundo comentário, do Roger Hetfield. E o assunto aqui é sobre guitarra. Se vossa excelência está tão preocupado com ortografia, estude mais um pouco antes de chamar alguém de analfabeto, pois não se usa espaços antes de pontos de exclamação e interrogação. E aquela vírgula depois do ponto de exclamação também foi digna de um analfabeto, falou? No comentário, o cara citou TÉCNICA, CRIATIVIDADE ou "FEELING" e CONHECIMENTO (alguém aí sabe o que é isso?). Não falou em velocidade. Aí vem um monte de gente que não entende NADA de guitarra defender apenas seu próprio gosto musical, o que não é a questão aqui. O assunto em questão é puramente técnico, não tem nada a ver com gostar ou não da música do Frusciante; ou se o cara faz mais sucesso ou não. Portanto, o segundo comentário foi o mais inteligente. Vem de uma pessoa que certamente estuda música e sabe o que está falando. Os demais só vieram aqui pra defender seu(s) ídolo(s) e falar besteiras como: "Quando foi que em um 'live' o Slash improvisou?". Fala sério, cara. Você não tem a menor noção do que é improvisação em música, tem? Deve ter sido pessoas assim que elegeram Frusciante o melhor do mundo. Gostar de música é uma coisa; entender de música, é outra. Fica a dica: pesquisem ou estudem antes de pagar mico na internet criticando o que não entendem. Parabéns à Cínthia Demaria pelo blog.

    ResponderExcluir
  12. John frusciante ? o ingleses sempre gostaram de distribuir títulos...as pessoas precisam escutar mais guitarristas por aí, técnica de palheta é básico para qualquer guitarrista, querem eleger guitarristas com mais "feeling" e que usa bastante pentatônica, tem vários por aí, com trabalhos significativos e que usam a técnica o suficiente pra não "matar" a criatividade e o fraseado...mas frusciante ?

    ResponderExcluir
  13. Adoro o John.Sabe o que eu acho? Cada um tem uma opinião, e sempre haverão pessoas que vão gostar de saber que John está na frente na lista de melhores guitarristas assim como outros não. Eu acho que ele merece. Pode ser que ele não tenha o solo mais rápido do mundo, mas é porque o estilo musical dele é bem diferente de um "Slash" ou de um "Kiko". Não venha comparar um monte de cantores em estilo tão diferente com Red Hot, minha gente. Red Hot abusa bastante do baixo, inclusive, o Flea é outro que admiro demais, toca muitissimo bem. Adoro o John, e só espero que ele volte pro Red Hot logo porque ele solo não é a mesma coisa assim como Red Hot com o Josh. Então, é isso aí. É o que eu acho. Abraço.
    Sara.

    ResponderExcluir
  14. ora o brasil um pais de tolos?não é o que tranparece aqui.alto nivel hein congratulations.mas a verdade é que alguns deixam de perceber o espirito verdadeiro das coisas por achar que deve estar enquadrado em criterios que esses sim tolos. se estamos falando de instrumentitas e sua habilidade de tocadores ainda podemos tecer tais comentários mas quando o assunto é composição, genialidade ai é outra coisa quem mais qu genios consegue tranformr erros em obras de arte e nisso john é mestre.quem quiser que banalize a historia de alguém que esteve tão perto da morte e emana essa enegergia em sua criação quem quizer que faça eu não, eu rendo meu tributo que é o q se faz aos deuses mesmo que sombrios e erráticos.
    ah eu conheço uma dessas infames listas na qual como de praxe jimmy está no topo além de eric jeff e logo após kurt kobain que tb foi acusado por chamar atenção aos acordes simples e a força subjetiva da composição. como bem disse jf deve haver um espaço p expressão pessoal nao é bom que se preencha tudo com notas e escalas rápidas afinal já faz tempo que o romantismo quebra séculos de tradiçaõ clássica.
    ah sim mais uma coisa não pontuo pq não quero antes que insistam nessa critica essa sim analfabeta(pelo menos funcional)que tal no folego no feeling que é muito mais autentico hehehe vamos ver o que vai durar vamos esperar o aval do tempo jpxjf dois bons italianos a musica para os italinos como a filosofia p alemães e como a tolice p portugueses e p nos brasileiros por tabela kk
    p.s postei o comentário como anonimo pq não consegui de outra forma. meu nome é marcia

    ResponderExcluir
  15. Só para registrar. Diferenças entre Kiko e Frusciante: Um nasceu no primeiro mundo o outro no País do berimbal, um já teve palco mundo com toda infra, o outro teve a oportunidade do Sunset esse ano sem Som, em mono! Estava lá e não consegui ouvir nd. Resumo Kiko nascido nos EUA seria um dos Deuses da Guitarra ao lado de Vai, Adrian, Mark entre outros. Falei.

    ResponderExcluir
  16. john é genio o qui ele contribuiu para a banda,foi fora de serio!!!ELE É INSUBISTITUIVEL...
    li alguns comentarios sobre guitaristas qui são rapidos e tal e blá blá blá..só qui vcs se esqueceram de uma coisa pequena porem indispensavel em um guitarrista de vdd...CRIATIVIDADE isso jhon tem de sobra cada show era um solo diferente para cada musica..me lembro de ir ver videos do red hot..e ja ir pensando no solo qui iria escutar cada musica um solo diferente..john é foda e ponto!!!!

    ResponderExcluir
  17. LI UM COMENTARIO DIZENDO QUI KIKO COLOCA O JOHN NO CHINELO..KKKKKKK FALA SERIO CARA PQ ? PQ ELE TOCA MAIS RAPIDO? PQ TEM MAIS TECNICA?EU OUSSO SOLOS DO KIKO LOUREIRO ME VEM NA CABEÇA TRILHA SONORA DE JASPION E POWER RANGERS..QUANDO OUSSO SOLOS DE JHON EU VIAJO ELE TOCA COM A ALMA ,COLOCA SENTIMENTO NO QUI FAZ,,,,FOI ISSO QUI DEU O TITULO A ELE..IMAGINA SE TIVESSE UM CONCURSO MELHOR CANTOR DO MUNDO IRIAM ESCOLHER PAVAROTE SE FOSSE PARA AVALIAR TECNICA E AFINAÇÃO...TEM MUITO AVER COM CRIATIVIDADE ,IMPROVISO,SENTIMENTO NO QUI FAZ E PASSA PARA OS OUTROS,ESSA É MINHA OPNIÃO

    ResponderExcluir
  18. Bom John foi considerado o melhor, porque é com o jeito simples dele de fazer uma coisa muito bem elaborada e que todos possam curtir.Por que fazer o facil é o dificil. o Kiko do angra ele é um exelente guitarrista isso ninguem pode negar, mas john ganha por causa da criatividade coisas simples que ficam na mente apenas escultando uma vez , um solo do kiko vc n sabe pra onde vai o que aquele solo quis dizer pq é um monte de nota rapido sem expressão sem sentimento embora seja muito daora a sonoridade mas n tem aquele sentimento direto e expressivo !! XD

    ResponderExcluir
  19. Bom John e sem duvida um otimo guitarrita, nao devemos jugar suas musicas so pq ele nao usa uma grande velocidade como KIko Loureiro,mas quem disse que e presiso ser rapido para ser bom, e so mais uma coisa para os que acha que jonh nao e bom ele toca a mais de 37 anos e 15 horas pordia e toca com sentimento pois musica de verdade e a trasmiçao de nossos sentimentos atravez dos sons

    ResponderExcluir
  20. Muito bom... Eu não sou muito bom em escrever, por isso eu só tenho um comentário a respeito deste artigo: muito bom, mesmo, Cínthia. Adorei!!

    ResponderExcluir
  21. Bom,para os que falam que John não toca nada,não viram seus vários arranjos durante os shows,como o de Californication no Slaive Castle,Ele tem bons solos como os de Turn it Again,Aeroplane,e a grande variedade como Snow( hey oh ),alguém já ouviu algo parecido que encaixa tão bem?Acho que foi um erro ele ter saído do RHCP,Ele e Flea se completam,ele pode ser tímido mas sua guitarra fala por ele,o cara ajudou a revolucionar muitos estilos,Baladinha romântica,Funk rock,rock,bom,quem não acreditar veja aí Love Rollercoaster pelo menos o que é baladinha romântica

    ResponderExcluir
  22. Só um parada, Aeroplane é do One Hot Minute, que foi gravada quando o Red Hot tava com o Dave Navarro..

    O John Frusciante tem técnica e velocidade, mas ele na maioria das vezes não prefere usá-los. Ele vê na simplicidade a verdadeira expressão da música. Seus trabalhos solos são excelentes na minha opinião, mas não são fáceis de digerir, de fato.

    Slash e Kiko Loureiro são grandes guitarristas, mas que insistem em fazer solos de 5 minutos ao invés de trabalharem na música em si. Mas é claro que são estilos totalmente diferentes..

    Além disso, John Frusciante além de guitarrista é também cantor e pintor. Admiro todos os seus trabalhos, considero-o um artista completo.

    Quando ao "melhor do mundo", acho essa discussão meio inútil. Eu posso considerá-lo o melhor do mundo, mas porque a música dele me toca de um jeito que nenhum outro consegue. Agora, isso é muito pessoal, a sensibilidade de cada um para a música é uma parada que não dá pra discutir.

    ResponderExcluir
  23. PORRA!ESSE TAL DE JOHN NÃO FAZ MUSICA NÃO!!!!!

    ESSE CARA FAZ OBRAS DE ARTE!
    COMPÕE BEM...CANTA PERFEITAMENTE... E TEM SUA ALMA COMPLETAMENTE UNIDA NA GUITARRA. QUANDO ESCUTO SEUS IMPROVISOS ESCUTO SUA ALMA FALANDO. PERFEIÇÃO NA MELODIA... RITMOS DE FUNK... PSICODELICO... ALTERNATIVO...EU CURTO MUITAS VARIEDADES DE MUSICA... MAIS NADA ME CHAMA ATENÇAO COMO ESSE MESTRE AI.
    ME DESCULPA AOS FAS DO SLASH MAIS ELE APESAR DE SER UM OTIMO GUITARRISTA... NÃO VEJO CRIATIVIDADE VEJO SIM... ALGUMAS MUSICAS CRIATIVAS, MAIS NÃO TODAS... JA O JOHN.
    TENHO 120 DISCOGRAFIAS COMPLETAS AQUI... GUNS SÓ CONSIGO OUVIR UMAS 10 MUSICAS DISTINTAS, JA O RED HOT E A CARREIRA SOLO DO JOHN, VOCE ESCUTA TODAS E NÃO SE CANSA. FALAR QUE ELE NÃO TEM VELOCIDADE HAHHAHA... SÓ FALA ISSO QUEM NUNCA ESCUTOU DE VERDADE. MAS DE FATO ELE USA MUITO SUA VELOCIDADE POIS TAMBÉM NÃO PRECISA, PRA DEIXAR AS MUSICAS PERFEITAS BASTOU SEU TALENTO.
    KIRK HAMMETT FODÃO TBM... MAIS FOI MUITO MERECIDO ESSE TITULO PRO JOHN DE MELHOR DOS ULTIMOS 30 ANOS.

    ResponderExcluir
  24. John Frusciante sem duvidas o melhor de todos os tempos!

    ResponderExcluir
  25. Ouço o Red Hot com John várias vezes por semana e nunca me canso, realmente não tem comparação! Gerson

    ResponderExcluir
  26. tem louco pra tudo tem gente que acha que guitarrista bom é o veloz tipo steve vai , satriani e slash o jonh toca muito mais que os tres juntos ele joga os riffs e sola , , criou o proprio estilo, gosto de ouvi-lo tocar, é suave e agressivo tem uma pegada dançante, ele incorpora esse lance de freak stile muito bem, tem guitarristas que só sabem tecnica e velocidade e não harmonia e isso é o que diferencia o john ele tem alma é como o baterista carter beauford ele é mais criativo do que os batedores de bumbos por ai!!!!

    ResponderExcluir
  27. EU AMO JOHN FRUSCIANTE,ELE É LINDO E UM òTIMO GUITARRISTA

    ResponderExcluir
  28. John Frusciante tem uma característica muito rara.
    Eu a distingo facilmente pelo fato de ser raríssima, a melancolia que sinto ao escutar ele vem justamente do tempo em que ele tinha as recaídas tempos de "Junkie", uma melancolia que me toca (levando ao lado pessoal também). Tenho a impressão que ele queira transmitir algo relacionado a melancolia com a música dele. A característica nos albums solos é que ele consegue fazer isso de uma forma arrebatadora, ou seja para mim ele nasceu abençoado com este dom.

    ResponderExcluir
  29. Kiko Loureiro, Slash, David Gilmour, Steve Vai, Adrian Smith, Kirk Hammett, Joe Satriani, John Petruci, Jimmy Page... JOHN FRUSCIANTE??? Melhor do mundo??? hahahahaaa!!! Chore não, "fio"! Na próxima encarnação, quem sabe vc consegue! kkkk!!! :D

    ResponderExcluir
  30. Se John Frusciante for o melhor guitarrista do mundo, "Ximbinha" é o melhor do Brasil!! kkkkkk!!! :D

    ResponderExcluir
  31. O sucesso do J. Frusciante é os Chili Peppers, agora q ele saiu, vcs nunca + vão ouvir falar dele. Se ele é o melhor do mundo, pq não consegue provar isso sozinho? A carreira solo dele dá pena. Nunca compôs nenhum clássico da guitarra. Quem não concordar, cite uma música dele que mereça esse título. Mas cuidado pra não passar vergonha falando besteira. kkkkk!!!

    ResponderExcluir
  32. quem duvida do talento do john frusciante deveria ouvir musicas como 'Anne', 'Central', 'Enough of Me' e, por fim, 'The Past Recedes'

    ResponderExcluir
  33. O pior é vir aqui ler essa excelente postagem no blog e ver que alguns ignorantes entram aqui para criticar um guitarrista sem mal ter visto suas musicas... e ainda se acha a razão, não gostou? FODA-SE ... diga isso e nao clique para postar...passe finja que não viu.
    gente com opinioes adversas tem em todos os lados, e nem precisa procurar muito viu. Por isso q na vida procuramos aqueles que possuem gostos parecidos opinioes parecidas. se vc não faz isso vivera discutindo e se estressando atoa...mané!

    ResponderExcluir
  34. Sou fã pra caraleo do frusciante, então, tudo que eu falar aqui vai ser parcial (do mesmo jeito, aqueles que não gostam do som dele também são parciais).

    Achei o que o Daniel Duque disse perfeito...

    Mas o lance é esse mesmo, esse negócio de 'melhor do mundo' sempre vai causar polêmica porque é uma babaquice isso, ficar tentando rotular a música desse jeito. Música é arte, logo, é subjetiva - cada um interpreta e sente de um jeito próprio. Então, como dizer que determinada pessoa é a melhor de todas? o cara pode punhetar mil notas por minuto ou por todo feeling do mundo na guitarra: se você ouve e não gosta ele não é o melhor e ponto.

    Agora, acredito que existam aspectos da música mais palpáveis, que podem ser avaliados de forma mais exata, como a técnica, por exemplo. E é aí que, na minha opinião, as pessoas fazem a confusão. Pra resumir a história: existem caras melhores que o frusciante técnicamente? Claro! E nem precisa ser cara famoso, se você procura no youtube vai achar uma porrada de gente com digitação melhor, melhor repertório de acordes. Mas a questão é que quando se tenta definir o guitarrista como um dos 'melhores' ou o 'melhor',mesmo achando isso idiota, acredito que não se pode superestimaar a técnica - afinal, é um atô mecânico, e tocar música envolve muito mais aspectos, sobretudo os emocionais.
    Posso afirmar que quem escrachou o frusciante nos comentários não conhece, ou ouviu muito poco ele tocando, não o suficiente pra ter uma opinião sensata. O cara é um guitarrista completo, com recurso técnico pra caraleo, mas que às vezes opta em simplificar suas harmonias. Algumas pessoas confundem simplicidade com pobreza de som. Isso pode acontecer, mas não é o caso: o que acontece é concisão. Pra mim, é isso que faz o cara ser genial: uma economia de notas (ou não, porque às vezes rola uns solos cabulosos demais) mas que uma encaixa perfeitamente na outra, sem nenhuma fora. Não é à toa que os riffs do red hot são tão marcantes. Mesmo isso sendo uma percepção própria de quem gosta do som dele, posso ariscar que você aí que se posiciona como quem não gosta, tem na mente algum riffzinho do john gravado na memória (e nem vem com o argumento furado que também fica na sua cabeça a música do michel teló).

    Frusciante foi eleito o melhor do mundo porque desperta em um número maior de pessoas a sensação de euforia que a música pode causar. Ele tem a capacidade de fazer as pessoas se sentirem enlevadas, sentir energia fluindo só de ouvir suas músicas, mesmo que você particulamente não goste (assim como hendrix fazia, como gilmour faz). E isso poucos guitarristas conseguem, por melhores tecnicamente que sejam. Uns conseguem mais, outros menos, mas nenhum deles vai conseguir agradar todos ao mesmo tempo.

    http://www.youtube.com/watch?v=1c1jdOhwNvI
    aqui, em 6 segundos ele consegue me passar mais do que a maioria dos guitarristas em uma musica inteira.
    mas esse sou só eu.

    Lucas.

    ResponderExcluir
  35. John Frusciante usa a guitarra a favor da musica, e não a música a favor da guitarra como a maioria dos guitarrista por ai. E sim, ele é capaz de ser um desse fritadores, mas assim como eu, não vê sentido em ser assim. Conhecimento ele tem de sobra, senso de melodia então nem se fala. E pra quem diz que ele não manjas de técnica escute Don't forget, o solo de Wet sand ou até msm a intro de snow. Readymade tbm vale a pena.

    ResponderExcluir
  36. JOHN FRUSCIANTE ESTÁ VIVO?

    ResponderExcluir

Comente esse post