segunda-feira, 10 de maio de 2010

Dave Grohl: o homem que nasceu para música

Nem é preciso conhecer todo o portifólio dele para saber que por onde passa faz sucesso. Além de multinstrumentista, Dave Grohl é uma das figuras consideradas “a cara do rock n’ roll” desse e dos últimos tempos.

Desde os dezesseis anos Grohl já chamava atenção. O prodígio começou a carreira de baterista em 1980 na banda Scream. Um pouco mais tarde, o garoto descobriu que não era ninguém menos do que o baterista que o Nirvana precisava. Apesar dos problemas vivenciados na banda que liderou o movimento grunge na década de 1990, Dave foi um dos destaques que fizeram de Kurt Cobain e sua música, uma das bandas mais respeitadas do mundo.

Com a morte de Cobain e o fim do Nirvana, Dave tratou logo de montar outra banda. E foi gravando fitas com músicas em que ele próprio compunha e tocava todos os instrumentos, que ele chamou a atenção das gravadoras que apostaram em seu sucesso e incentivaram a formação do Foo Fighters, que diga-se de passagem, é uma das bandas mais respeitadas da atualidade.

Somente em prêmios, Dave e a trupe do Foo Fighters já faturaram como melhor Banda do Ano do Classic Rock Roll Of Honour, onde concorriam com pesos pesados – Def Leppard, Whitesnake, Kiss e outros; levaram o título do Grammy como melhor álbum do rock, e até a cidade de Warren (onde Dave nasceu), no Estado de Ohio, norte dos Estados Unidos, resolveram trocar o nome da Market Alley para Dave Grohl Alley, numa justa homenagem ao filho mais ilustre.

E para quem pensa que ter duas renomadas bandas no currículo já basta, para Grohl sempre foi diferente. Enquanto se ocupa no Foo Fighters, o músico movimenta projetos paralelos. Em 2002 Dave participou do CD "Songs For The Deaf" da banda Queens of the Stone Age tocando bateria e fazendo alguns shows. Ele também participou do filme "Tenacious D, a palheta do Destino" e no clipe "Tribute" da banda Tenacious D, formada por Jack Black e Kyle Gass, fazendo o papel do demônio no filme, além de participar como baterista de todo o álbum The Pick of Destiny.

Em 2004, ele lançou o Probot, projeto que reuniu grandes nomes do metal e ídolos de Dave Grohl, como Lemmy (Motörhead), Max Cavalera (Sepultura, Soulfly), Cronos (Venom) entre outros para gravar um álbum com onze faixas, lançado pela Southern Lord Records.

No ano passado, junto com John Paul Jones (Led Zeppelin) e Josh Homme (Queens of the Stone Age), Grohl formou a banda Them Crooked Vultures, na qual ele toca bateria.

 Para comprovar a competência do rapaz, Dave já foi convidado para tocar com os músicos mais importantes do mundo, sendo em shows ou participações em programas, dentre eles: Bruce Springsteen, Chris Martin, David Bowie, Eagles of Death Metal, Eddie Vedder, Gnarls Barkley, Jack White, Jimmy Page, John Paul Jones, Juliette Lewis, Lars Ulrich, Lemmy Kilmister, Paul McCartney, Peter Frampton, Queen, Rush, Queens of the Stone Age, Red Hot Chili Peppers, R.E.M, Serj Tankian, Tenacious D, The Prodigy, Tom Petty & The Heartbreakers, Max Cavalera, dentre outros.

Quando questionado sobre direitos autorais sobre as músicas do Nirvana, Dave simplesmente responde: “a banda acabou e para sempre aquela música vai estar lá. Em alguns momentos pouco me importa quem controla a caixa registradora. Eu vou sempre ser o cara que tocou bateria naquela banda, e para mim isso é mais importante do que controle, poder, dinheiro ou o que quer que seja”, declarou o modesto rapaz em entrevista para MTV. Tanto glamour combinado com ‘humildade’ nos leva a crer que Dave não precisa se envolver em escândalos, nem criar polêmica no caso Kurt Cobain, muito menos exigir dinheiro para se tornar reconhecido. Tanta competência pode ser facilmente notada em seus discos.

Seja como baterista, vocalista ou guitarrista, Dave Grohl sustenta-se como um grande nome do rock n’ roll e prova que se não fosse para música, talvez não teria nascido para outra coisa.

Veja também: The Rock Wall

Um comentário:

  1. um dos maiores nomes dos anos 90 !
    kurt
    zack
    dave
    anthony
    lian
    thon
    ...

    ResponderExcluir

Comente esse post