domingo, 11 de setembro de 2011

A psicologia do rock

Qual é o poder de alucinação do rock?


Leia mais no texto a seguir, retirado desse artigo.

Compositores contemporâneos da música rock admitem que suas criações tem um enorme poder. Por exemplo, Frank Zappa escreveu na revista "Life": "As condições de influência da música sobre os sentimentos humanos, são inúmeras e impalpáveis ... os sons barulhentos e a luz brilhante e intermitente, são um meio poderoso de doutrinação."


Slash, o guitarrista líder do grupo "Guns N’ Roses" diz: "Eu percebi, que isto é uma coisa muito séria: a minha música direciona a vida das pessoas, que eu nem conheço ... De fato, é terrível, que eu tenho este enorme poder."


Hal Ziegler, um dos primeiros difusores da música rock, disse ainda nos anos 50: "Eu percebi, que esta música penetra na juventude porque o seu ritmo coincide com os ritmos do organismo deles ... Eles a carregarão no seu organismo para o resto de suas vidas."


Os pais não devem ignorar a enorme influência da música rock sobre seus filhos. É na juventude que se forma todo o sistema de valores do homem. Os psicólogos especialistas em influência da música sobre o homem, já alertaram muito, sobre o perigo da música rock.


O psicólogo John Kappas percebeu, que as pessoas "são muito receptíveis a tudo que foi dito numa canção. E quando os sentidos estão saturados, a música pode evocar no ouvinte agitação ou melancolia. Toda vez que o consciente de uma pessoa fica superlotado, ela passa a aceitar tudo o que lhe foi imputado naquele tempo, porque ela perde a autodefesa. As pessoas podem sair de um concerto, em um estado extremamente sugestionável. A música pode enfraquecer o pensamento e criar bom ou mau humor. Neste estado, as impressões externas são facilmente assimiladas."


A influência de algumas formas de rock-n-roll é tão séria, que em muitos estados dos EUA as leis exigem, que as capas de CD’s e vídeos incluam uma avaliação competente de seu conteúdo. Mais de 19 outros estados estão seriamente discutindo um projeto de lei, que exigirá uma advertência aos consumidores. As sociedades como: National Parent Teacher’s Association, the American Academy of Pediatrics e a US Surgeon General, mostraram-se particularmente preocupadas, com a influência negativa de algumas canções contemporâneas.


E você, sabe mensurar o poder alucinatório do rock na sua vida?

No próximo texto, o Da Morte ao Mito irá analisar algumas capas de discos. Tem sugestões de capas inusitadas? Envie pra gente no @damorteaomito. 

4 comentários:

  1. oow, Concerteza a musica influencia sim, os sentimentos de qm esta ouvindo, tenso

    ResponderExcluir
  2. o problema é considerar todos os jovens zumbis desmiolados, e nem todos são. idéias erradas vêm de todos os lados, se não for do rock será desses conservadores BROXAS e ressentidos... então não tem muito problema com a "musica rock" na verdade...

    ResponderExcluir
  3. A música tem tido sim, influências sobre mim, contudo não é ela que dá meus passos...

    ResponderExcluir

Comente esse post