domingo, 4 de setembro de 2011

O Pearl Jam é o Alive do grunge

"Grunge is dead" estampava Kurt Cobain, um dos líderes do movimento, em sua camisa. O estilo ficou tipicamente conhecido por ter nascido e morrido na década de 1990 pelo fato de não ter surgido outros grandes nomes e por seus líderes terem morrido ainda muito jovens, como Cobain (frontman do Nirvana) Layne (Alice in Chains), dentre outros.

Entretanto, no ano em que o álbum que tornou o grunge conhecido mundialmente (Nevermind - não por um acaso, do Nirvana) completa 20 anos, o Pearl Jam de Eddie Vedder prova que não é só de memórias e de "mitos" que sobrevive o estilo.

 O Pearl Jam, banda que está em melhor forma entre os remanescentes de Seattle (com formação quase idêntica desde o início), fará turnê por Rio de Janeiro, São Paulo (dois shows), Curitiba e Porto Alegre. Ten, disco de estreia do Pearl Jam, também completa 20 anos em 2011. Marco do grunge, embalou a geração 1990 com os hits Even flow, Alive, Black e Jeremy.

Pela sua carreira, o Pearl Jam tem promovido amplas causas sociais e políticas, desde sentimentos de pró-escolha até oposição à presidência de George W. Bush. Vedder age como o porta-voz da banda nessas situações. O grupo já promoveu um conjunto de causas, incluindo a conscientização sobre a doença de Crohn — doença esta que afeta o guitarrista Mike McCready —, o monopólio da Ticketmaster, além da proteção ao meio-ambiente e à vida selvagem, dentre outras. O guitarrista Stone Gossard tem sido ativo em diversas causas relacionadas ao meio-ambiente, atuando como defensor da política da banda em relação à neutralidade do carbono, compensando o impacto ambiental da banda: em 2010 a banda anunciou que iria atenuar as emissões de carbono da sua turnê de 2009 em suporte ao álbum Backspacer através de uma doação de 210 mil dólares para a plantação de árvores na área de Puget Sound, em Washington.Vedder tem defendido, por anos, a liberação dos três garotos de West Memphis; Damien Echols, um dos três, compartilha um crédito pela letra de "Army Reserve", de Pearl Jam. Tá bom ou quer mais?

A música que ganhou o mundo nos anos 90 desmembrou-se em projetos sociais e continua ativa em shows. Com tantos anos de estrada, a banda consolida-se como a mantedora do estilo grunge, lança cds, faz turnês e ouso dizer até, que está fazendo remanescer o estilo grunge pelo mundo afora.

O canal VH1 realizou uma reportagem sobre o Pearl Jam e o grunge. Vejam:



Com ingressos quase se esgotando na maioria das bilheterias do Brasil, Eddie Vedder e sua turma provam que a música continua viva e que o estilo dado como morto está longe de acabar.

Pauta sugerida pelo leitor Wellington Lua e o colaborador oficial do Da Morte ao Mito, Rafael Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esse post