domingo, 5 de junho de 2011

Sex Pistols e a moda da "anti moda"

Para um artista surgir em 1975 esbanjando anarquia e um estilo totalmente rebelde e despojado, teria que ter no mínimo, muita coragem. De duas uma: ou seriam excomungados pela sociedade padronizada culturalmente pelos padrões religiosos ocidentais ou seria um sucesso absoluto. Por sorte aliada à competência musical, o Sex Pistols foi uma a primeira banda a apresentar o punk ao mundo, embora não tenha sido a primeira a existir.

Sabe aquela ideia de nascer na hora certa e no lugar certo? Pois é, com os Pistols foi mais ou menos assim. A epidemia punk-rock alastrada em 1977 surgiu com o interesse da sociedade em massacrar a mesmice dos rockstars da época. Londres tornou-se então, a fábrica de fazer "rebeldes".

Sid Vicious
O baixista da banda Sex Pistols ficou conhecido pela sua vida desregrada e pelo intenso envolvimento com drogas. A banda teve uma carreira breve: apareceu pela primeira vez em 1975 e três anos depois o líder da banda, Johnny Rotten, declarou o fim do grupo e fez declarações pesadas sobre Sid. Porém, é inegável dizer o impacto que Sid causou na sociedade, pela sua maneira de vestir e de comportar. Estilo esse, que mais tarde serviria de influência para as passarelas.

Sid chamou a atenção pelo seu cabelo verde e estilo estranho. Sid substituiu David Bowie pelo punk, que cada vez mais crescia, e, no primeiro festival punk, o 100 Club, em Oxford Street, apareceu como baterista da banda Siouxsie & The Banshees. O festival contava com outras bandas, tais como: Subway Seet, The Clash e os próprios Sex Pistols. Mesmo nunca tendo tocado bateria, Sid impressionou com sua performance que durou pouco pois a banda foi criada apenas para o evento. Após a bateria, Sid se arriscou como vocalista da banda The Flowers of Romance, que também durou pouco.

Embora tenha sido por pouco tempo, Sid Vicious conseguiu marcar para sempre a história da música, do rock e da moda. Por isso muitas vezes prefiro acreditar que o certo vem do errado. A anti moda comportamental de Sid fez com que os Sex Pistols fosse uma das maiores bandas punk, construindo história pela identidade musical, novos padrões sociais e claro, implementando a moda punk.

Um comentário:

  1. a historia dos Pistols é sensacional, assisti a um documentario deles na tv a cabo que infelizmente não lembro o nome com várias entrevistas com o Sid sobre ele ter sido chutado da banda até a sua morte.

    ResponderExcluir

Comente esse post