domingo, 12 de junho de 2011

Apropriação de problemas públicos em videoclipes

Assistindo ao novo clipe do Foo Fighters, onde o cantor/compositor/baterista e ator (porque não?) Dave Grohl encarna um dia de fúria, percebi que tratar de temas cotidianos tem aproximado cada vez mais, os artistas do público.



No video, Dave vive situações cotidianos, como stress no trânsito, assalto em praças públicas e intolerância perante à sociedade.

Obviamente essa não é uma novidade lançada pelo Foo Fighters, que a propósito, já fez outros videoclipes com a mesma temática. Em terras brasileiras, a banda O Rappa é líder em produzir músicas e vídeos com questões sociopolíticas como forma de protesto e demonstração da realidade.

Mesmo ainda não sendo uma questão em alta na discussão midiática, o Pearl Jam aborda o bullying no clipe de Jeremy. O personagem se matou com uma arma de fogo na frente de seus colegas e da professora na sala de aula na Richardson High School (Richardson, Texas). Jeremy era apontado como um ótimo garoto, mas muito solitário. Sofreu bullying por muito tempo.



Quem não se lembra do engraçadíssimo clipe feito pelo Blink 182 para criticar All those Smalls Things, defendidas por cantores e sustentada por escolas norte americanas?



Enfim, dentre tantos outros, podemos destacar os videoclipes como mais uma mídia que é retrato da realidade, com a diferença de que estão dispostos a fazer críticas, sem maquiar as produções. O resultado? A audiência incontável, que encontra na música, apoio para sua indignação.

Fazem bem esses músicos atores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esse post