quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O rock e suas vertentes: o gênero criado a partir de vários outros

Hard rock, heavy, punk, grunge, pop... Os chamados “rótulos” criados para identificar bandas de diferentes estilos exemplificam uma geração moderna da música, que evolui a partir de especificações originadas de um único som.

Antigamente todos os grupos que se vestiam de preto e abusavam da guitarra em suas canções eram considerados do puro rock n’roll. Elvis Presley, Chuck Berry, Stevie Wonder, dentre tantos outros experimentaram a “novidade” na hora certa. Talvez se Elvis tivesse ficado famoso no século XXI, dificilmente seria considerado o rei do rock, por exemplo. O The Cure hoje, talvez não fosse “rotulado” como gótico, e por aí vai... Com o fácil acesso à internet e à compra de produtos, fica cada vez mais imensurável a abrangência que o rock pode atingir. As tendências mudam, as pessoas mudam e a percepção para estilos também.

Desde que nasceu, em 1950, o rock tinha suas raízes fundamentadas no rock and roll e no rockabilly que evoluiu do blues, da música country e do rhythm and blues, entre outras influências musicais que ainda incluem o folk, o gospel, o jazz e a música clássica. Todas estas influências combinadas em uma simples estrutura musical baseada no blues que era "rápida, dançável e pegajosa".

No final dos década de 1960 e início dos anos setenta, o rock desenvolveu diferentes subgêneros. Quando foi misturado com a folk music ou com o blues ou com o jazz, nasceram o folk rock, o blues-rock e o jazz-rock respectivamente.

Na década de 1970, o rock incorporou influências de gêneros como a soul music, o funk e de diversos ritmos de países latino-americanos. Ainda naquela década, o rock gerou uma série de outros subgêneros, tais como o soft rock, o glam rock, o heavy metal, o hard rock, o rock progressivo e o punk rock. Já nos anos 80, os subgêneros que surgiram foram a New Wave, o punk hardcore e rock alternativo. E na década de 1990, os sub-gêneros criados foram o grunge, o britpop, o indie rock e o nu metal.

Até hoje surgem novos estilos. Alguém aí já ouviu falar no novo rock? Milhares de bandas pipocam em todo o mundo trazendo estilos novos de se tocar guitarra. O Brasil é um grande exemplo disso. A cada geração, uma nova banda para se adorar. Isso sem contar o estilo rocker que acompanha diferentes idades, ditando moda, comportamento e novas tendências.

Há quem viveu a adolescência das boites e do rock and roll at night, a época dos skatistas, dos metaleiros, dos cabeludos, do emo, do hard, e há quem integre até hoje o clube dos motoqueiros, que é composto por “tiozões radicais” banhado a muito rock!

O que importa é que no fim das contas, mesmo não sendo o mesmo som, o rock une gerações, marca décadas, constrói experiências e compõe vidas repletas de atitude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esse post