segunda-feira, 19 de abril de 2010

Após anúncio oficial de morte, Peter Steele é eternizado no grupo dos “Mitos da música”

A imprensa nacional e internacional noticiou na semana passada, a morte do vocalista da banda Type O Negative.  Peter Steele faleceu na última quarta-feira, 14 de abril, aos 48 anos de idade. Nenhuma causa oficial da morte foi divulgada, mas acredita-se que Steele tenha sofrido um ataque cardíaco. O motivo da morte deve ser anunciado após uma autópsia. Peter Steele lutava contra o vício em álcool e cocaína.

“O músico nasceu como Petrus T. Ratajczyk em 4 de janeiro de 1962 no Brooklyn, Nova Iorque / Ele tinha 2 metros de altura e possuía uma voz muito grave, que era uma das características mais marcantes na música do TYPE O NEGATIVE”, noticiaram os jornais no dia 15 de abril, um dia após a confirmação da morte pelo tecladista Josh Silver no site blabbermouth.net e na página oficial da banda (http://www.typeonegative.net/). Os traços da mensagem “ele irá fazer muita falta” ficaram evidentes, em poucos minutos após a notícia do falecimento de Peter.

Muitos ficaram receosos em dar furo, pois não era a primeira vez que Peter aparecia morto na imprensa. É fato que o próprio vocalista já havia reconhecido que o anúncio de sua morte ‘combinaria’ com a sua carreira, principalmente pelos traços depressivos que ele apresentava em suas canções. Prova disto é que em 2005, foi espalhado um boato na web de que Steele teria morrido, depois que a imagem de uma lápide com o nome do vocalista foi publicada na página do Type O Negative.

O lançamento do álbum “Dead Again” trouxe a morte como o marketing principal da banda. O vocalista apresentou neste disco, um compilado de religiosidade e morte depois de ter convivido com esse problema na família. Portanto, o próprio vocalista reconheceu antes de morrer, o quão esse fato despertava o interesse público.

A manifestação de músicos conhecidos em relação à perda de um amigo também é responsável pelo processo de “mitificação” de quem morre. O pessoal tratou rapidamente de elogiar todo o trabalho que ele realizou, com uma justa homenagem, enfatizando que ele talvez poderia ser o “melhor” entre os músicos do estilo. “Meu amigo, irmão e mentor, Peter Steele, Type O Negative, Carnivore ... a minha maior influência musical ... ele deu o nome Biohazard”, esclareceu o baixista/vocalista do BIOHAZARD, Evan Seinfeld. O baixista Jason Myers do ICARUS WITCH soltou a seguinte nota: “Peter Steele, um verdadeiro ícone, enigma, um gênio musical e um puta cara simpático com quem tive o prazer de conversar em várias ocasiões desde início dos anos 90, teria morrido de insuficiência cardíaca na idade de 48”. Já Fernando Ribeiro (MOONSPELL) enfatizou com a frase "Morte de Peter Steele é fim de uma era".

O sentimento depressivo e a ascensão pela morte fizeram parte de um bom pedaço do marketing do Type O Negative. “O papel de uma banda de rock é incomodar as pessoas”, retratou Peter em entrevista ao site knac.com/. "Minha vida não é tão empolgante para eu poder descrever ou fazer uma música interessante. Então eu tenho que exagerar. Minha vida é bem enjoativa. Fica praticamente girando em desenhos animados aos sábados ou assistir tv durante o jantar.(...)", completou.  Portanto, os traços de uma vida sombria já faziam parte da rotina de Peter e do Type O Negative.  “Não gosto de sair, pois eu não gosto de ser reconhecido. Eu não gosto que olhem pra mim. Eu realmente não gosto de estar no palco, entretanto, eu sou um masoquista, então é a punição perfeita pra mim."

É inegável o fato de que a morte de Peter foi uma perda para os fãs e para a música. Porém, já se pode aguardar especiais de aniversário da morte e a disponibilização de inúmeros materiais sobre o músico que devem ser lançados, merecidamente homenageado.

Antes de formar o TYPE O NEGATIVE, Steele tocou na banda de metal FALLOUT e na de thrash CARNIVORE. Peter Steele nasceu no dia 4 de janeiro de 1962, no Brooklyn, em Nova York. Ele participou como vocalista, baixista e letrista de sete discos do Type O Negative, entre 1991 e 2007.

Nota: Matéria dedicada à Rafael Oliveira, eternamente fã de Peter Steele e Type O Negative.

Veja também: The Rock Wall

3 comentários:

  1. R.I.P Petrus, valeu pela dedicatória,sou apenas mais um fã. bjos!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do site, o artigo é bastante relevante.
    Tambem sou grande fã da banda e em sua fala para o site oficial, Abruscato conseguiu transmitir perfeitamente o que sentimos agora.
    "This is truly the end of an era."

    ResponderExcluir
  3. Esse cara, Peter Steele, é (era) muito sinistro. Eu senti algo nele de satanista, por um gesto q ele fez num progama de entrevista. Talvez seja só impressão mesmo.

    ResponderExcluir

Comente esse post