quarta-feira, 7 de abril de 2010

Axl Rose e o paradoxo do estrelato

É com muito atraso, críticas e elogios, que a banda Guns N’ Roses despede-se do Brasil, depois da última apresentação no Rio de Janeiro, no domingo (4/4). Apesar das críticas feitas à banda em relação às apresentações e o descumprimento do horário para início dos shows, pouquíssimos se arrependeram do que viram.

Não é preciso denominá-lo como uma das maiores estrelas do rock n’ roll, porque ele próprio faz questão de deixar isso bem claro. Mesmo sendo o ser mais ‘antipático’ rotulado pela mídia de massa, Axl Rose consolida-se como um ícone do rock, que se apóia na contradição do ser amado e odiado, e comprova sua aprovação do público a partir da reprovação de sua postura.

O atraso no show do Rio de Janeiro foi visto pela imprensa brasileira como um “total desrespeito ao público”. De acordo com o portal Último Segundo, o Procon-RJ aconselha fãs do Guns N' Roses a pedir ressarcimento por atraso em show e ainda completou “O consumidor não tem nada a ver com o atraso ocorrido. Aquele que promove um show deve respeitar o horário estabelecido”. Sem discordar dos princípios éticos de que o artista deve respeitar o público, esse é um bom exemplo de que o líder do GNR sustenta-se no âmbito do mito. É não cumprindo com a ética que Axl consolida-se como a estrela antagônica, que quanto mais erra, mas afirma sua imagem de “Axl é Axl”.

Axl é o revés do símbolo do ser perfeito. Faz questão de chegar atrasado aos shows, some do mapa e quando aparece é alvo de escândalos, foi o responsável por um dos álbuns mais caros da história, é conhecido como “chato” pela imprensa, briga com outros ídolos, se acha “o cara” e se denomina o ser inalcançável. Duvida? Digite “Brigas de Axl Rose” no YouTube e veja a lista que aparece.



O fato é que, quanto mais caminha contra, mais Axl consolida-se como ícone. Prova disso é a turnê de Chinese Democracy, que leva o nome do disco mais criticado do Guns N’ Roses e que está rodando o mundo e lotando estádios por onde passa. A plateia – que vai além dos fanáticos pela banda - assume ser “impossível” perder um show como o do Guns N’ Roses.

Somente no Brasil, Axl e sua trupe surpreendeu o público que se arrependeu em dizer que o show do Guns não seria a mesma coisa sem Slash. Basta ver as manchetes veiculadas nos últimos dias, como as do site Gunsnrosesbrasil.com: “Brasília e Belo Horizonte receberam o GN’R: a turnê começa com tudo” / “Guns lota o Palestra e faz o maior show do Brasil” / “Porto Alegre sofre com atraso, mas vibra com GN’R”. Vale lembrar o memorável ‘bolo’ que Axl deu aos famosos brasileiros, que o esperavam para um show particular. Crise de estrelismo? Ainda bem que foi com as celebridades, e não com o público que pagou (caro) pra ver a banda nos estádios.

Portanto, concordando ou não, o astro é mundialmente conhecido pelas suas atitudes polêmicas, voz estridente e muita disposição no palco. É considerado um grande mito da música nos últimos anos e um dos grandes frontmen da história do rock.Axl Rose é a prova viva de que as estrelas sobrevivem nos extremos de sua existência. Quando elas são perfeitas, são ótimas, mas quando são imperfeitas, são melhores ainda.

Veja também: http://rockwall.com.br

27 comentários:

  1. Nossa!!!! que matéria excelente.Ameiiiiiiiiii

    parabens pela matéria.

    eu amo o axllllllllllll

    ResponderExcluir
  2. Amigaaaaaaaaaa
    meeeeeeeeeeeeeee
    da pra ver como vc detesta ele..........
    sentou o sarrafo sem dó nem pena....
    mas enfim...cada um tem o direito de pensar o que quer....mas enfim...o que quero dizer é...se axl é o axl.....qual foi o retardado que acreditou que ele iria se apresentar num show secreto pra meia duzia de burgueses na boate disco..do Maros Mion......kkkkkk....a hora que mostrarem algum documento dizendo que ele ia fazer um show lá..fico quieta e abaixo a cabeça....
    não vi vc comentar o motivo do imenso atraso do show em Porto Alegre.......e foi grandeee.....
    eu mesmo estava quase dessistindo......mas vou te falar.....eles alegaram que houve um acidente com a carreta dos equipamentos do Sebastian Bach (sabes quem é?)........mas roubaram mesmo .....os guitarristas do Sebastian tiveram que tocar com instrumentos imprestados da banda nacional que abriria o show......e vaisse mais uma hora pra organizar isso....e a galera esperando.....
    Mas a hora que o Sebastian entrou no palco...o cara e o maior frontmen que existe......e então qdo o axl entrou...toda aquela tecnologia....as músicas tuda maravilhoso...quem é slash???..eu que adoro não senti falta....e realmente Guns...é Axl.........
    Bom poderia falar mais trocentas coisas....mas sempre veja os dois lados da moeda....dentro da imperfeiçao ele é perfeito.......
    e é isso que faz ele diferente da massa!!!!
    Abraço
    Jacqueline Seemann

    ResponderExcluir
  3. sem duvidas guns foi e é a melhor banda de todos os tempo mais com o slash seria melhor
    ainda!!g'n'r na veia..

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela matéria, Cínthia. Como sempre, mto bem escrita. Seu blog é mto legal. Falou bem sobre os "podres" do Axl Rose. rsrs. Sou fã do Guns N' Roses, mas sou sincero. A verdade é q, apesar d inegavelmente talentoso, Axl Rose não deixa d ser 1 babaca. E ainda continua provando isso até hje. Ele mesmo admitiu no Rock In Rio 3, ao vivo pra uma plateia d dezenas d milhares d pessoas, dizendo q o Guns N' Roses só demorou a voltar pq ele é 1 babaca. Quem assistiu com certza se lembra. É + 1 ídolo d ego inflado q não sabe valorizar o talento q tem, não respeita os fãs. Se Axl não fosse tão babaca, o Guns N' Roses nunca teria se separado. Slash, pelo contrário, é um ótimo guitarrista e um ídolo q respeita seus fãs. Por isso ele e os outros integrantes se cansaram das crises d estrelismo do Axl e hje estão mto bem com uma ótima banda, o "Velvet Revolver". Esse disco + recente do Guns, o "Chinese Democracy", tem algumas músicas legais, mas é mto fraco, não é nda perto dos primeiros e se tornou um dos maiores fiascos da indústria fonográfica, pelo seu alto custo d produção dpois d + d 10 anos d trabalho. O disco não vendeu quase nda perto do esperado. O próprio Axl se declarou descontente com o resultado pra imprensa. O grande sucesso dos shows do Guns atualmente ainda é por causa das músicas antigas. Ou alguém por acaso acredita q o público paga centenas d reais p ouvir aquelas músicas do "Chinese Democracy" nos shows?! O pessoal vai pra ouvir mesmo é "Sweet Child O' Mine" e mtas outras. kkk. Quem é fã do Guns original sabe q o Slash era o som e Axl era a voz da banda. Agora Axl não consegue encontrar um "som" q substitua o Slash à altura. Até ele conseguir, vai ter q continuar vivendo dos antigos sucessos. Vamos torcer pra q ele encontre, senão vamos ter q aguentar + discos como esse. Vida eterna ao Rock e dias melhores pro Guns.
    - Roger Hetfield -

    ResponderExcluir
  5. Oláaaa! Adorei o blog, mto bom parabéns Cynthia!
    Bom quanto a essa máteria não tenho muito o que falar pois, comecei a curtir pra valer mesmo Guns tem pouco tempo, creio que 1 ano.Então ainda sou uma fã meio "perdida",rsrsrs... ainda estou naquela fase que tudo que é sobre o Guns'N Roses é novidade pra mim mesmo sendo elas coisas "boas ou ruins" sobre o Axl.
    Mas fama, estrelato, rock é isso mesmo. Dificil encontar uma banda de rock toda certinha. O rock é isso irreverência, atitude,etc.

    Abraçosss!

    Queila Souza

    ResponderExcluir
  6. eu amo o guns e nao to nem ai pro que dizem de ruim a respeito dele.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, adorei a matéria, espero ver o GN'R nese rock in rio 2011!!!! Obs.: Adorei o bolo que o Axl deu nesses famosinhos babacas!!!!kkkkkk. TOMA!!!!!

    ResponderExcluir
  8. É exatamente isso que torna a banda um ícone do Rock, e faz do Axl um mito!!!!!!!!!!!!!!!11

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a matéria .
    É uma realidade . Quanto mais o Axl caminha , por mais escândalos que ele tenha . Ele é o maior ícone do rock . Ele é como o Michael Jackson do rock .

    ResponderExcluir
  10. PARABEMS PELA MATERIA,AGORA AXL E AXL A QUAUQUER LUGAR QUE SE VA TODO MUNDO COM O MINIMO DE CONHECIMENTO EM ROCK CONHECE EADMIRA OGUNS AUGUSTO

    ResponderExcluir
  11. vai ficar pra sempre na história...daiane rowe

    ResponderExcluir
  12. vai ficarpara sempre na história...eu amooo os guns roses

    ResponderExcluir
  13. que liindo pena que se ta errada ele ainda ta vivo

    ResponderExcluir
  14. me eu amo o guns e fala serio conparar restart com essa banda maravilhosa e humihassao para os pobres coloridos
    kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. Concordo com o autor do post, se Axl deixar suas atitudes perde-se na identidade. Porém Axl já não é mais conhecido por sua voz estridente, mas sim pela voz de cachorro engasgado que ele apresentou no Rio no último dia 02

    ResponderExcluir
  16. A voz do Axl ja era e sem o slash adeus Axl a fama dele vai para o saco po causa da briga deles

    FAZER O Q NÉ ??

    ResponderExcluir
  17. ELE PODE SER UM BABACA, MAS NUNCA POPOU VOZ E POR ISSO ESTÁ ASSIM HOJE. O CARA MERESSE UM DESCONTO!

    ResponderExcluir
  18. q materia show ameiiiii muito
    guns n roses forever

    ResponderExcluir
  19. amo guns n roses e estou nam aí do que dizem dessa banda histórica!

    ResponderExcluir
  20. queila adorei o aeu comentario pois rock e isso mesmo e bagunça brigas e diverçoes!

    ResponderExcluir
  21. as pessoas falam que axl foi o causador de tudo o que aconteceu na banda.Mas pense e o lhe bem ele e conhecido como o icone dos icones do rock!as pessoas que falam isso dele tem que pensar bem pois ele foi umns dos caras mais polemcos mais tambem foi um cara que tinha uma voz que nao existe iqual!!!
    i love guns n roses!

    ResponderExcluir
  22. acredito que aquele icone do rock que se apresentou no rock in rio e um farsante e axl continua desaparecido!

    ResponderExcluir
  23. ootimo Texto' Parabéns' ..

    ResponderExcluir
  24. Se ele esta desaparecidoo ou nao ninguem sabe al certo...
    Mas a verdade e que ele e supremo quando se fala em sua voz pois ninguem tem igual...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De quem vc ta flando cara???

      Excluir
  25. Quanto + o pessoal tenta defender o q restou do pobre Axl Rose, + engraçado fica isso aki! kkkk!!! Adorei! Já tão falando cmo se o cara tivesse falecido! kkkk!!! É isso ae, o antigo GNR é clássico. O q vimos no Rock in Rio são as sobras do q um dia foi uma grande banda. Axel tá parecendo um morto vivo msmo: pálido, barrigudo e cansado! rsrsrs!!

    ResponderExcluir
  26. Nossa, parabens! agora sim eu to sabendo REALMENTE do que eu gosto!!!! Amo rock, é meu tipo de musica preferido!!!
    O que mais me interesou nesse site foi o Peter Steele do Type O Negative. Eu sou muito fã dessa banda, foi uma grande perda. Peter Steele, TE AMOOO!!! 4ever

    ResponderExcluir

Comente esse post