terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Michael Jackson: a prova do mito em 2009


Aproveitando a onda de retrospectiva 2009, não tem como deixar de mencionar o grande ícone do pop, que até antes de morrer, nada mais era do que um pedófilo maluco criado pela mídia. Sim, Michael Jackson morreu aos 50 anos e apesar dos escândalos que foi envolvido na última década, não deixou de provar que a mídia sustenta-se num ciclo paradoxal.

Do dia para a noite (literalmente), o esquisito e abusador de criancinhas transformou-se no rei do pop, inocente por sua ingenuidade infantil. De uma forma assustadora, porém já esperada, Michael Jackson tornou-se ídolo inesquecível para pessoas de várias gerações. Em menos de duas horas do anúncio de sua morte, as redes sociais estavam congestionadas em toda a web. Suas músicas e videoclipes alcançaram marca histórica de downloads. Isso sem contar o espetáculo do funeral, com direito a ingresso, programação de shows, de emoções e de horários, com direito a transmissão mundial pela televisão.

Até onde eu me lembre, Michael Jackson foi o primeiro grande mito a experimentar todas as formas de especulação midiática da contemporaneidade cibernética, extrapolando acessos em todos os meios e aparatos tecnológicos possíveis. E até onde eu considero, ele foi um dos últimos ícones a se tornar de fato um mito.



O cinema, é claro, não poderia ficar fora dessa. Depois de abocanhar os lucros dos ingressos da turnê “This is it” – que não aconteceu, e principalmente pelal manifestação dos fãs em não exigirem o dinheiro de volta, o filme que carrega o nome da turnê foi lançado em exibição limitada nas telonas, e obviamente, já se encontra disponível para download na rede dos "piratas".

O filme nada mais é do que um aperitivo do que seria o show, e uma provocação aos que tinham pagado ingresso, no sentido: "olha só o que vocês perderam". Esse foi o primeiro da lista de longas que vem por aí.

Mais posts sobre o mais recente mito ainda aparecerão por aqui. Por enquanto, uma pequena amostra do espetáculo, quer dizer, funeral (que todo O mundo já deve ter visto).



5 comentários:

  1. Interessante ressaltar que grande parte do público jovem se comoveu com a morte do Michael, sendo que sequer conheceram o trabalho do artista nos tempos áureos.

    Isso faz lembrar também grandes mitos da música tais como Lennon ou bandas de alta relevância no mundo do rock, que acabam agregando fãs de novas gerações pelo simples fato de se tornarem referência, sem questionamento do trabalho feito.

    ResponderExcluir
  2. Bem lembrado... Jonh Lennon é um bom alvo para discussões...

    ResponderExcluir
  3. se voce é jornalista porque não publica os arguivos do fbi que tem a respeito do michael,depois faça uma investigação sobre o livro conspiracy de afrodite jones,geraldine hugles,charles thompson,é jornalista entaõ publica que ele tinha lupus e virtiligo ,há jornalista tem mais publica tambem as 39 entidades que ele ajudava

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito desse blog. Fiquei sabendo porque a Mell Lidell citou esse blog em uma edição do Podcast Microfonia FM. Me interessei, porque gostaria de ver o que tem a respeito de Michael Jackson e não me arrependi de ter me interessado! Inclusive tenho 1 site só sobre esse gênio da música www.revistahistory.xpg.com.br Se puder, dê 1 olhada e de hoje em diante, estarei sempre antenado nas novidades do Blog da Morte ao Mito! ^^

    ResponderExcluir
  5. Bacana! Agradeço o reconhecimento. Sugestões também são sempre bem vindas! =)

    ResponderExcluir

Comente esse post