domingo, 3 de junho de 2012

Móveis Coloniais de Acaju: a nova cara da música brasileira


Por Daniel Duque

Quando se pensa em música brasiliense, logo se pensa nos grandes nomes do rock nacional dos anos 80: Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, entre tantos outros.  Uma nova banda, porém, assume hoje cada vez maiores posições de destaque na música alternativa brasileira e é visto por muitos como uma das maiores bandas nacionais atualmente: os Móveis Coloniais de Acaju.
Com um estilo musical variado, instrumentos de sopro, guitarras à la Jimi Hendrix, letras inteligentes e um nome divertido, os Móveis (como já são chamados pelos fãs) quebram a cabeça de muitos críticos que tentam definir seu som. Tendo tido sua primeira formação em 1998, demoraram três anos para lançarem seu primeiro EP, gravado de forma independente e que possui o mesmo nome da banda. Mesmo sem aplacar grandes vendas, nem ter nenhum hit, as músicas lançadas lhe renderam boas críticas e o colocaram de primeira no cenário musical.

O sucesso nacional, porém, foi alcançado apenas em 2005, com o álbum ‘Idem’, com a gravadora Tratore. Tendo vendido mais de duas mil cópias apenas na primeira semana, a banda aplacou nesse ano dois grandes hits: ‘Seria um Rolex?’, que se tornaria o primeiro single da banda no ano seguinte, e o hino da banda até hoje, ‘Copacabana’.

Com as boas críticas e ótimas vendas do álbum, os Móveis partiram em uma cruzada de shows por todo o Brasil, realizando verdadeiros espetáculos para o público, com a banda muitas vezes se juntando à platéia, cantando, dançando e pulando junto com os seus fãs, que aguardavam sempre ansiosos pela música ‘Copacabana’, que era sempre cantada em coro, com direito a muitos gritos e choros juntos às cantorias.

Quatro anos se passam e, em 2009, a banda resolve inovar novamente e lança um álbum virtual, que até hoje foi sucesso completo de críticas e público: o ‘C_mpl_te’. Com músicas mais comerciais e melodias agradáveis, o cd rendeu à banda renome nacional e internacional, com uma turnê européia e uma longa turnê brasileira.  Lançaram também dois singles de enorme repercussão: ‘Falso Retrato (U-Hu)’ e ‘Tempo’, cujo sucesso compete com ‘Copacabana’.

A banda hoje desfruta de shows catárticos e fãs nunca satisfeitos com a frequência com que os vêem. Com dois anos de turnê, lançaram um clipe de dia dos namorados em 2011, juntos a Leoni, chamado ‘Dois Sorrisos’, que passou sem muito alarde no meio musical. Menos de um ano passa e a banda acaba de lançar seu mais novo single: ‘Vejo em Teu Olhar’, disponível no Youtube desde 29 de maio desse ano.

Os Móveis Coloniais de Acaju já mostraram seu peso e relevância no cenário alternativo brasileiro. Hoje já despontam as maiores vendas, os maiores fãs e os maiores shows das bandas de rock nacional atuais.  Se a banda vai aplacar um disputadíssimo lugar das maiores bandas brasileiras de todos os tempos, deixando assim, sua marca na história da musical nacional, porém, só o Tempo poderá dizer.

2 comentários:

  1. Ninguém morreu.
    Não escrevemos apenas sobre mitos mortos, mas também sobre ídolos vivos! :)

    ResponderExcluir

Comente esse post