sábado, 10 de março de 2012

John Frusciante: ícone completa 42 anos

Nascido em Nova York, no dia 05 de março de 1970 (mesmo ano da morte de Jimi Hendrix), John Frusciante, ex-guitarrista do Red Hot Chili Peppers, completou 42 anos nessa última segunda-feira. A data foi amplamente comentada nas redes sociais e os fãs prestaram várias homenagens ao ídolo a partir do compartilhamento de suas músicas junto a desejos de felicidades, mostrando a grande popularidade do ícone mundo afora.

Foto mais recente de John, tirada com um fã, dia 25/02/2012
Após ter se tornado lenda viva graças ao seu estilo funk e minimalista, com solos carregados de sentimento e backing vocals emocionantes, o músico gravou cinco grandes álbuns com os Chili Peppers. Saiu pela primeira vez em 1992, por não aguentar a pressão da fama que o álbum Blood Sugar Sex Magik lhe proporcionou, fazendo-o abandonar a turnê mundial que realizava para cair em um prolongado período de depressão e uso abusivo de drogas, o qual o afastou da música e o obrigou a se internar em uma clínica de reabilitação duas vezes. Tendo renascido das cinzas e entrado em uma nova fase espiritualizada, John voltou ao Red Hot em 1998, gravando mais três bem sucedidos álbuns com a banda e, depois de dar como finalizada sua missão com Flea, Anthony e Chad, abandonou-os novamente, dessa vez, de maneira pacífica e respeitosa.

Mas o que tem feito o guitarrista desde que saiu da superbanda californiana? Pode-se dizer que Frusciante fez tudo, menos ficar parado. Mesmo antes de anunciar sua partida, lançou em janeiro de 2009 o álbum The Empyrean, coberto de texturas musicais complexas e coloridas, com belas costuras de pianos e abordagens originais na guitarra, todas sob influências de David Bowie, Genesis, Funkadelic, entre outros grandes artistas. Além disso, é possível identificar a colaboração de seus amigos de longa data Flea e Josh Klinghoffer, que hoje tocam juntos no renovado Red Hot Chili Peppers. Para a agradável surpresa de muitos, o álbum também conta com a participação de Johnny Marr, elogiado guitarrista conhecido pelo seu trabalho na banda The Smiths, tendo influenciado grandes nomes da música posteriormente, inclusive o próprio John.

Leia também John Frusciante: de indispensável à melhor guitarrista do mundo

Frusciante, porém, para a decepção dos fãs de sua extensa carreira solo, absteve-se de fazer uma turnê para o álbum, para que pudesse mergulhar de vez no universo da música e produzir incessantemente ao longo desses três últimos anos. Colaborou com seus amigos do The Mars Volta, lançando também dois álbuns instrumentais em parceria com o guitarrista da banda, Omar Rodríguez-Lopes. Além disso, acrescentou sua guitarra inconfundível a bandas alternativas, como Catherine Ringer e Swahili Blonde, cuja vocalista acabou tornando-se sua mulher ao longo desse período. Por fim, produziu o EP de lançamento da Banda Warpaint, chamado Exquisite Corpse, projetando a atual girl band para turnês internacionais que inclusive já tiveram passagem uma vez pelo Brasil, oferecendo a paulistas e cariocas uma mistura de sons psicodélicos e melodias bem trabalhadas.

Ao longo desses 42 anos, John mostrou uma nova definição de guitarrista. Tendo sido peça fundamental para a conquista do mundo pelos Chili Peppers, afirma hoje que seu trabalho na banda terminou. Ao contrário do que se esperava, não comparecerá à festa na qual o RHCP entrará para o Rock’n’Roll Hall of Fame, consagrando-o definitivamente como lenda. Sua missão aparentemente agora é outra, mas nunca será distante da sua verdadeira e incessante paixão: a música. Já tendo dito inúmeras vezes que vê sua guitarra como extensão de seu braço, John afirma que até hoje sua inspiração vem de espíritos da quarta dimensão, e parece que isso não há de mudar. O que o futuro reserva a esse grande músico, só o tempo poderá dizer.


Por: Daniel Duque, o novo colaborador do Da Morte ao Mito.

Quer conhecer mais sobre o Daniel? Acesse os canais dele: Twitter / Myspace 

4 comentários:

  1. e continuamos nós aqui a esperar pelo futuro desse excelente guitarrista. muito bom texto!

    ResponderExcluir
  2. sim, realmente ta bem escrito. bom resumo. ;)

    ResponderExcluir
  3. cara, o john fruciante não morreu?

    ResponderExcluir
  4. nao morreu nao cara ! ele ta vivo, inclusive lançou 2 albuns esse ano...

    ResponderExcluir

Comente esse post