sábado, 5 de novembro de 2011

O que o Red Hot Chili Peppers tem a ver com o cinema alemão?

Se você já assistiu o clipe Otherside, sem dúvida já viu os marcantes traços do cinema europeu. Dirigido por  Jonathan Dayton e Valerie Faris, o clipe em preto e branco/monocromia é semelhante ao estilo gótico de O gabinete do doutor Caligari de Robert Wiene, todo influenciado pelo expressionismo alemão.

O clipe foi lançado em 2000 e ilustra a 4ª faixa do álbum clássico do grupo, Californication.

Red Hot Chili Peppers - Otherside por T_Thunder no Videolog.tv.

Durante a década de 1920, o cinema na Alemanha se destacou em um movimento vanguardista que ficou conhecido como Expressionismo Alemão. Foi quando, influenciado pelas correntes artísticas da época, começou-se a pensar na direção de arte dos filmes. Os cenários e figurinos de fato faziam parte da narrativa, não apenas como objetos em segundo-plano, como no famoso O Gabinete do Dr. Caligari (1920).

O visual do clipe lembra bastante Caligari e a referência visual ao Expressionismo é explícita, embora traga elementos das outras vanguardas, como o Surrealismo e o Cubismo. A escada sem fim mostrada no clipe e a desproporção de elementos comuns como fio de alta tensão gigante e asa/boca voadora, reforçam essa tendência.

O roteiro revela a saga do protagonista pelos cenários cinzentos de seu sonho, enquanto os músicos da banda – todos vestidos de preto – estão isolados um do outro tocando seus instrumentos improvisados.

A novidade não é a música apropriar-se da arte do cinema, mas um álbum totalmente hollywoodiano valorizar o cinema europeu com traços especificamente demarcados. Vindo dos Red Hot Chili Peppers, a qualidade musical e visual é praticamente inquestionável.

4 comentários:

  1. mELHOR BANDA DO MUNDO

    ResponderExcluir
  2. Fodaaaaaço esse blog... vou passar aqui sempre, to seguindo agora. :-D vlw
    http://288ensaio.blogspot.com fica a dica rs

    ResponderExcluir
  3. E agora eles lançaram o clipe de Monarchy of Roses, feito por Raymong Pettibon.

    O Red Hot pode ser uma banda "Hollywoodiana", mas sua música e arte abrangem muito mais que o espaço comercial do poprock.

    ResponderExcluir

Comente esse post