segunda-feira, 11 de abril de 2011

Qual música é a cara do cinema?

O gosto pelo rock está diretamente ligado à pelo menos, a simpatia pelas telonas. Nem que seja para assistir a um documentário de uma banda favorita, uma biografia em vídeo, um show etc. É fato que essas artes estão intimimamente ligadas, livres do simples factual dado pelo meios de comunicação de massa.

Antes do cinema ter som, em muitas sessões de filmes mudos já havia a figura do pianista que tocava ao vivo durante a projeção, criando uma trilha sonora no momento. O som surgiu no filme O Cantor de Jazz (The jazz singer, de 1927) e veio acompanhado das primeiras notas musicais a preencherem as salas de projeção. Desde então, a música passou a ser parte essencial de um filme, somente descartada em algumas estéticas específicas, como o movimento Dogma 95. A relação do cinema com a música ficou ainda mais forte com os musicais de Hollywood entre os anos 30 e 50. A música era parte do enredo e ajudava a contar a história, com os atores cantando e dançando.

A partir de então, não pararam de sair filmes com trilhas sonoras de rock. Não somente documentários ou shows, mas a música pesada já foi trilha pra muito longa. Isso sem contar a quantidade incontável de filmes que falam sobre a própria história do rock.

Pra mim, um dos clipes que mais retrata essa harmonia entre o rock e o cinema é o vídeo de "Tonight, tonight" do Smashing Pumpkins.



O clipe foi filmado no estilo de um filme mudo, usando o estilo do teatro com fundo primitivo e efeitos especiais. No início das gravações, o diretor Dayton teve problemas para localizar trajes, designers, figurinistas e cenários, porque na mesma época estava sendo filmado o longa Titanic (1997). Tonight, Tonight foi gravado em três dias.

O vídeo estreou em maio de 1996. As imagens do filme se intercalam com as imagens da banda. Trata-se de uma recriação do filmete de A Trip to the moon com todos os elementos originais, inclusive os efeitos especiais de explosões e perseguições, a perspectiva teatral, a colorização primitiva que tornava cada quadro uma pintura, a lua com rosto humano etc; reproduzidos através da moderna tecnologia de vídeo.

O videoclipe recebeu críticas bastante positivas, além de vários prêmios. Somente no MTV Video Music Awards em 1996, a banda levou as seguintes premiações: melhor vídeo, melhor direção, melhor efeito especial, melhor direção de arte e melhor fotografia.  "Tonight, Tonight" foi nomeada para “melhor edição”, e também para “Melhor vídeo” no Grammy Awards  de 1997. Ele ainda é considerado um dos melhores vídeos musicais de todos os tempos, segundo a revista Stylus Magazine's.

Arrisco a dizer que se naquela época existissem trilhas sonoras, essa música casaria perfeitamente ao tema.

E para você, qual música é a cara do cinema?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esse post