Formado em 1987 em Seattle, o Alice in Chains foi uma das bandas mais bem sucedidas comercialmente da década de 1990, tendo vendido aproximadamente 15 milhões de álbuns ao redor do mundo,além de ter dois álbuns na primeira posição da Billboard 200 (Jar of Flies e Alice in Chains), 11 singles nas dez primeiras posições na parada Mainstream Rock Tracks e seis indicações ao Prêmio Grammy.
Apesar de vastamente associada ao grunge, o som da banda incorpora elementos do heavy metal, glam rock, hard rock e de música acústica. A banda alcançou fama internacional como parte do movimento grunge do início dos anos 90, ao lado de bandas como Nirvana, Soundgarden e Pearl Jam. O fundador do Alice in Chains, Layne Staley, é um dos destaques do legado de uma história que fez toda a diferença para o rock.
Conhecido por sua voz extremamente marcante, Layne também era dono de uma presença de palco raramente vista. Porém, com o tempo, passou a possuir um vício que ele mesmo repudiava, a heroína.
Esse nojo que tinha por si mesmo era mostrado em diversas canções da banda, como "Sickman", "Dirt", "Angry Chair", "Grind" e muitas outras em que ele se diz "sujo", "morto por dentro" e afirmava ter tomado um caminho sem volta. Apesar de tentar se livrar do vício, nunca conseguiu devido a dependência ser forte demais e pela influência de seu pai, que se drogava e o incentivava ao mesmo. Desde o disco MTV: Unplugged, sua fraqueza em saúde era visível e Layne começou a se fechar em seu condomínio, evitando que as pessoas o vissem naquele estado.
A banda parou de fazer turnês e começaram a ser lançadas coletâneas do tipo The Best Of e álbuns que não traziam muitas novidades. A dependência de Layne se intensifica e devido a sua reclusão, surgem diversos rumores de suicídio. Após diversos rumores de suicídio desmentidos, Layne estava fraco e caiu em depressão profunda após a morte de sua namorada Demri Parrot, vítima de endocardite bacteriana,doença causada pelo uso de drogas. Após isso, seus problemas com as drogas só pioraram e Layne acabou sendo encontrado sem vida em seu condomínio vítima de uma overdose letal de heroína combinada com cocaína (droga conhecida como "speedball") no dia 20 de Abril de 2002, seu corpo já entrando em estado de decomposição. O dia da sua morte foi dado como 5 de abril pela perícia, coincidentemente o mesmo dia da morte de Kurt Cobain, outro ídolo da música grunge. Ao lado de seu corpo foram encontrados diversos tipos de drogas e até mesmo pertences pessoais.
Além de suas músicas, Layne foi um dos personagens que a partir dos anos de 1990 tornou-se um mito da história da música, e talvez o responsável por ainda manter a imagem do Alice in Chains viva. A banda, que ainda é atuante no mundo da música, vive a imagem da eterna homenagem ao frontman, tirado da carreira musical tão rapidamente.
Alice in Chains hoje
Mesmo nunca oficialmente debandado, a banda foi contaminada por extensa inatividade devido aos problemas de Layne Staley com drogas, culminando em sua morte em 2002. O Alice in Chains se reuniu novamente em 2005 e em 2009 terminaram a gravação de seu primeiro álbum de estúdio em quatorze anos com o novo vocalista, William DuVall. O álbum, intitulado Black Gives Way to Blue, foi lançado em setembro de 2009 pela Virgin/EMI.
E a boa notícia para os fãs do Brasil é que há grande possibilidade de um show do Alice in Chains no segundo semestre desse ano.
Eu simplismente amo o Layne Staley
ResponderExcluirsimplismente amooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo Layne Staley
ResponderExcluirAlice in Chains a melhor banda que saíu do caldeirão de seattle ... layne staley sempre connosco !!
ResponderExcluirLayne Staley esta morto, mais o que ele começou precisa continuar... (Rony Calegari)
ResponderExcluirhttp://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=623397108600363622
Down in a hole,simplismente fantastico
ResponderExcluir