terça-feira, 22 de junho de 2010

Clube dos 27: coincidência ou carma?

O mundo viveu e conheceu a história de alguns dos artistas que mais ganharam notoriedade na história da música e que coincidentemente morreram aos 27 anos. A pergunta é: será uma mera coincidência ou um carma do rock?

Mais difícil do que responder a essa pergunta é conseguir não deixar de temer a morte de grandes ídolos - embora a maioria dos ícones que ainda nos restam já passou dessa idade (Ufa!). O mais intrigante é que grande parte dos músicos que fazem parte do Clube dos 27 morreram de formas misteriosas ou inesperadas.

Quem morreu?
Vamos aos fatos, para depois passar para os argumentos:

- Conhecido como um das personalidades mais importantes do blues, Robert Johnson (08/05/1911 – 16/08/1938) viveu tempo suficiente para servir de influencia para músicos como Jimi Hendrix,  Bob Dylan e Eric Clapton. Além do mito que Johnson vendera sua alma ao diabo na encruzilhada das rodovias 61 e 49 em Clarksdale, Mississippi,  em troca da proeza para tocar guitarra, há inúmeras versões sobre a morte desse ícone. Segundo os ‘ditos”, Johnson pode ter morrido envenenado por whisky, sífilis e vários outros. A causa da morte ainda é desconhecida, por não ter tido um atestado de óbito certificado por um médico.

- Brian Jones (28/02/1942 – 03/07/1969) foi encontrado afogado na piscina de sua casa. O ícone, também um dos fundadores do grupo Rolling Stones, teve sua vida e morte abordada no filme Stoned, (2005), que revela que a morte de Brian foi causada por Frank Thorogood, um dos empreiteiros que trabalhava em reformas na casa de Brian. Frank confessou o crime em 1993 em frente ao túmulo de Brian.

- Considerado como o maior guitarrista de todos os tempos, Jimi Hendrix (27/11/1942 – 18/09/1970) também deixou esse planeta por uma morte bastante estranha. O músico foi encontrado na cama do quarto de um hotel onde estava com uma namorada alemã, Monika Dannemann, desacordado após ter tomado nove pílulas de Vesperax (forte analgésico), tendo, em seguida, se asfixiado em seu próprio vômito.

- A lendária Janis Joplin (19/01/1943 – 04/10/1970) morreu de overdose de heroína em 4 de outubro de 1970, em Los Angeles, Califórnia. Conhecida pela sua voz marcante, a cantora fez de seu nome uma lenda nos anais da música, tanto pelo talento como por suas loucuras.

- Que atire a primeira pedra quem viveu a década de 70 sem se revoltar pela morte de Jim Morrison (08/12/1943 – 03/07/1971). O cantor, compositor e autor de grande parte das músicas do The Doors morreu na banheira. Muitos fãs e biógrafos especularam sobre a causa da morte, se teria sido por overdose, embora Jim não fosse conhecido por consumir heroína. O relatório oficial diz que foi “ataque de coração” a causa da sua morte.

- Kurt Cobain (20/02/1967 – 05/04/1994) fecha a lista do Clube dos 27, até então. O compositor, guitarrista e cantor conhecido por liderar o movimento grunge morreu sob suspeita de suicídio com uma espingarda em sua boca, em sua própria casa. A autópsia encontrou traços de benzodiazepinas (tranquilizantes) e heroína no sangue de Kurt.

Os argumentos:


Coincidências: além de morrerem aos 27 anos, todas as personalidades listadas no Clube dos 27 despediram-se do mundo no auge da carreira, deixando o mundo das celebridades para tornarem-se mitos. Os seis foram grandes influências midiáticas, construíram um legado de seguidores musicais e até hoje são considerados referências para vários artistas. Todas as mortes foram coincidentemente consideradas “estranhas” por estarem fora do padrão de simplesmente exacerbado consumo de drogas, como é taxado à maioria das celebridades do rock.

Carma: depois do último ícone da lista do Clube dos 27, Kurt Cobain, não houve nenhuma personalidade que “revolucionasse” o rock (depois desta data). Obviamente que no meio do caminho, várias figuras importantes fizeram parte da construção dessa história, como Ronnie James Dio, Joey Ramone, John Lennon, dentre tantos outros. Mas nenhuma figura recente mudou a história do rock depois de Kurt Cobain. Todos os ícones do Clube dos 27 morreram no auge da carreira, o que decepcionou vários fãs que nunca puderam assistir aos shows desses artistas.

Bom, sendo trágico ou não, essas personalidades morreram jovens, mas deixaram as suas marcas na história do rock, na memória de muitas pessoas e na influência de outras tantas bandas que vem surgindo por aí.

Veja também: The Rock Wall

5 comentários:

  1. Sem contar com o Robert Johnson, o primeiro de todos a morrer com 27...

    ResponderExcluir
  2. Noel Rosa morreu aos 27 anos tb, um ícone do samba no brasil. Gravou mais de 200 músicas.
    Mais detalhes neste blog:
    http://noelrosacentenario.wordpress.com/

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Vou discordar da frase "Todos os ícones do Clube dos 27 morreram no auge da carreira". Brian Jones morreu depois de deixar a banda que imortalizaria seu nome, e não dava a entender que seguiria com sua carreira musical. Jim Morrison foi outro que morreu depois de ter saído do The Doors, e pelo que se comenta, não tinha interesse em continuar no mundo da música. Ou seja, ambos já tinham feito o seu melhor pelo rock e estavam "desiludidos" com o mundo da música. Carreiras, digamos assim, "encerradas". E quanto à Amy, bem... essa depois do aclamado "Back to Black" de 2006 não produziu nadinha... vivia só de seus pileques e xiliques...

    ResponderExcluir
  4. Todos esses caras eram FODAS! Agora tem uma tal de Amy Winehouse que morreu no dia 23 de julho de 2011 aos 27 ANOS! E hoje estou com 26 anos e uso todo dia crack. QUE MERDA! Será que no ano que vem eu vou morrer também? Embora eu não cante PORRA NENHUMA, mas eu sou muito bom no pagode do meu violão.

    ResponderExcluir
  5. para ser mito e necessario um belo legado, dedicar-se de corpo e alma a musica e ter problemas de alto-estima, ter pensamentos suicidas , e problemas de alto controle, algo que e comum na historia de todos os mitos....

    ResponderExcluir

Comente esse post