segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Meu rock, meu estilo – Punk!

Dando continuidade às comemorações de um ano do Da Morte ao Mito, no mês de fevereiro farei uma série de reportagens especiais sobre as várias vertentes do rock e do Heavy Metal. Para começar, nada melhor do que entender mais sobre um estilo que é sinônimo de atitude!

Conhecido por batizar o mundo da música com irreverência e rebeldia, o Punk Rock surgiu em meados da década de 1970. O som é caracterizado por músicas simples (que geralmente não passam de três ou quatro acordes), rápidas e agressivas, temas que abordam ideias anarquistas, niilistas e revolucionárias, ou sobre problemas políticos e sociais como o desemprego, a guerra, a violência, ou em outros casos, letras com menos conteúdo político e social, como relacionamentos, diversão, sexo, drogas e temas do cotidiano. O visual agressivo, que foge dos padrões da moda, a filosofia "faça-você-mesmo" e as atitudes destrutivas também são outras características do punk.

Suas raízes tem origens nos Estados Unidos, com bandas como New York Dolls, Stooges, MC5, The Dictators e Ramones. Mais tarde o estilo se popularizou na Europa e foi representado por bandas como The Clash, Sex Pistols, The Damned, U.K. Subs, Eddie & The Hot Rots, Wire e The Stranglers na Inglaterra; Stiff Little Fingers e The Undertones na Irlanda; The Dogs, Stinky Toys e Métal Urbain na França; Male e Mittagspause na Alemanha; The Kids na Bélgica; Lama, Briard e Eppu Normaali na Finlândia; Rude Kids, Ebba Grön e Göteborg Sound na Suécia; Speedtwins na Holanda; Radio Birdman e The Saints na Austrália; e Restos de Nada, AI-5, Cólera e Condutores de Cadáver no Brasil.

Mais tarde, o movimento se espallhou pelo mundo todo e até os anos 1980 praticamente todos os países tinham uma cena de punk rock. Depois do punk rock, vários outros estilos surgiram derivados deste, tais como: Hardcore punk, Anarco Punk, New Wave, Pós punk e até Pop Punk.

Quer conhecer algumas bandas de Punk-rock em todo o mundo? A Wikipedia disponibiliza uma lista muito interessante com os maiores nomes do estilo.

A série de reportagens Meu rock, meu estilo continua na semana que vem, com o estilo: grunge.

Não perca: na próxima quarta-feira, indicação de uma bibliografia feroz sobre punk rock.

2 comentários:

  1. Legal, texto bem interessante

    ResponderExcluir
  2. nossa, eu AMO rock. tipo, faz parte de mim. CARA, eu to muito feliz de ter achado o teu blog. o meu estilo favorito é o PUNKROCK! eu só queria dizer que to seguindo. e curti muito o texto e o blog. ahn, continue assim. see ya. :P

    ResponderExcluir

Comente esse post