domingo, 3 de janeiro de 2010

Criando meu mundo

Depois de quase vinte anos frequentando salas de aula, resolvi dar uma parada (provisioramente). Estudar sempre fez parte do meu cotidiano, e quanto mais eu penso, mais eu quero descobrir.

Felizmente a carreira de jornalista me surpreendeu nos último tempos e eu pude ver que é ainda é possível atuar nessa profissão morando em Belo Horizonte. Depois de passar pela redação de jornal impresso e assessorias de imprensa, o destino me fez a proposta de ficar de vez com redação para web. Há mais de dois anos nessa área, resolvi seguir os conselhos dos amigos e percebi que talvez esse seja o caminho para o futuro da minha profissão. Portanto, continuo me aventurando (e amando) trabalhar com internet.

Porém, sou a primeira a criticar àqueles que vivem por conta do trabalho. Acredito que por mais que gostamos daquilo que fazemos, sem querer nos tornamos mecânicos, e mal temos tempo de parar para pensar no que está acontecendo no mundo lá fora. Esse é o ponto positivo dos estudos, na minha opinião.
Enquanto não resolvo fazer outra pós-graduação ou não tento a seleção do mestrado, crio esse espaço com intuito de dar continuidade aos estudos da mídia, que dei início na graduação de Comunicação Social.

Descobri que para lidar com a mídia é preciso compreende-la. O interesse pela carreira e má sorte de só gostar de músicos que já morreram, me instigou para o estudo da criação dos mitos. Quando mais jovem, me perguntava: por que eu gosto do Kurt Cobain sendo que ele está morto? Passei 10 anos tentando descobrir a resposta, e há apenas 2, estou conseguindo resolver. Aliás, estou me prontificando e mexendo meus pauzinhos para tentar entender.

A criação dos mitos na sociedade moderna é a pergunta da minha vida profissional e pessoal. Acredito que para trabalhar esse conceito, além de comunicólogos, sociólogos que estudam a morte coletiva poderiam me ajudar. O cinema também está nessa realidade, porque ele é um dos principais canais para consolidar a idéia de que todo ícone que morre se torna um mito cinematográfico.

Portanto, o estudo de mitos (principalmente da música) é um interesse acadêmico, profissional e pessoal. E esse é o meu espaço para pensar mais sobre isso.

2 comentários:

  1. Muito boa a idéia do blog! Vida longa à ele e espero que possa ter discussões bem interessantes sobre o assunto.

    O layout ficou bem legal! ;)

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Sugestões de idéias também são sempre bem vindas!
    =)

    ResponderExcluir

Comente esse post